São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Cineasta investiga suas origens em "33"

Top Dog - Uma Dupla Animal
Globo, 16h20.
  (Top Dog). EUA, 1995, 93 min. Direção: Aaron Norris. Com Chuck Norris, Erik von Detten. Norris é convidado a ter um cachorro como parceiro quando tem de combater terroristas em San Diego, Califórnia. Problema: o cachorro revela-se bem mais esperto do que Chuck.

33
Cultura, 21h.
  
Brasil, 2004. Direção: Kiko Goifman. Aos 33 anos, um cineasta parte, durante 33 dias, em busca de sua mãe verdadeira, lançando mão de todos os recursos à sua disposição. O filme original tem 75 min. e conseguiu uma repercussão considerável. A TV Cultura resolveu mostrar uma versão retalhada, de 55 min. Parece gozação, mas é a sério.

O Médico e o Monstro
Record, 22h45.
  
(Dr. Jeckyll & Mr. Hyde). Canadá/ Austrália, 1999, 94 min. Direção: Colin Budds. Com: Adam Baldwin, Steve Bastoni. A conhecida história do médico que, após descobrir uma fórmula, torna-se um monstro, aqui em versão com artes marciais. Feito para TV.

Caminhando nas Nuvens
Globo, 23h10.
  
(A Walk in the Clouds). EUA, 1995, 103 min. Direção: Alfonso Arau. Com Keanu Reeves, Aitana Sanchrez-Gijon, Anthony Quinn, Giancarlo Giannini. Após seu sucesso em "Como Água para Chocolate" (1993), o mexicano Arau deslocou-se para os EUA, para contar a história de veterano da Segunda Guerra que, voltando para casa, volta também para um casamento desajustado. Põe o pé na estrada e sai em busca de seu destino, o que inclui uma jovem com quem cruza.

Mães em Luta
SBT, 23h45.
  
(Some Mother's Son). Irlanda, EUA, 1996, 112 min. Direção: Terry George. Com Helen Mirren, Fionnula Flanagan. Em 1981, prisioneiros irlandeses iniciam greve de fome para protestar contra as regras impostas pelos ingleses. Um grupo de mães apóia a ação dos prisioneiros. Mas haverá sérias decisões a tomar ao longo do processo. Inédito.

Triângulo Amoroso
Bandeirantes,1h.
 
(Lover's Leap). EUA, 1995, 90 min. Direção: Toby Philips. Com Carrie Westcott, Moe Justini. Viúvo deixa de sofrer quando começa romance com garota estonteante. Descobrirá em seguida que ela era namorada de seu filho. E o drama recomeça.

Cuidado com as Baixinhas
SBT, 2h.
 
(National Lampoon Attack of the 5'2" Women). EUA, 1994. Direção: Richard Wenk. Com Julie Brown, Khrystine Haje. Duas histórias de mulheres baixinhas. A primeira é uma patinadora também gordinha que contrata um trapalhão para matar a rival. A segunda é uma mulher frígida que decide, certo dia, cortar o pênis do marido, por achar que ele andava saindo com outra mulher.

Jogo de Assassinos
Globo, 3h.
 
(Mean Guns). EUA, 1996. Direção: Albert Pyun. Com Christopher Lambert, Ice-T. Uma centena de supercriminosos vão se matar no interior de uma prisão. Três sobrarão e levarão uma bolada. Não dá.

Rodeio da Vida
SBT, 3h30.
  
(Blue Rodeo). EUA, 1996. Direção: Peter Werner. Com Ann-Margret, Kris Kristofferson. Homem rústico, porém cheio de humor, ajuda mãe a se reaproximar do filho, que se afastara dela por conta do acidente que o tornou surdo e pelo qual responsabilizava a mãe (que na época vivia às turras com o pai). Feito para TV. Só para São Paulo.

A Grande Jogada
SBT, 5h15.
 
(The Last Home Run). EUA, 1995, 93 min. Direção: Bob Gosse. Com Thomas Guiry, Seymour Cassel, Danielle Comerford. Velhinha comove-se com a tristeza de um companheiro de asilo, que sofre com o fato de não poder mais jogar beisebol, por conta da idade. Ela mexe os pauzinhos com um místico japonês para que, por quatro dias, o velhinho volte a ser criança. Só para São Paulo. (IA)

TV PAGA

O moralista Clint Eastwood paga suas dívidas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A duplicidade é uma figura freqüente nos filmes de Clint Eastwood. Para um homem ser bom deve, primeiro, tratar uma dura batalha interior contra um ser perverso.
Pode-se invocar o pistoleiro de "Os Imperdoáveis" como exemplo mais claro, mas está longe de ser o único caso. Em "Dívida de Sangue", algo semelhante acontece: Clint faz McCaleb, policial que ganhou uma segunda vida graças a um transplante cardíaco.
Ele recebeu o coração de uma mulher assassinada. Agora, a irmã dessa mulher vem apresentar a fatura por essa segunda vida: quer que McCaleb encontre o "serial killer" que matou a irmã.
As coisas nunca são fáceis com "serial killers". O pior é que eles gostam de ser brincalhões. Este, por exemplo, vai deixando pistas para o policial. Mas serão mesmo pistas ou a teia que vai formando uma armadilha?
É com isso que o homem terá de se entender. Tem uma segunda vida e precisa combater o seu duplo. Nem toda duplicidade é evidente como as de "Van Helsing", por exemplo, ou mesmo a de "Os Imperdoáveis". Esta aqui é mais secreta, quase abstrata -o que talvez não tenha ajudado muito no reconhecimento do filme.
A segunda vida é menos palpável do que em outros filmes de Clint. Ela é, por assim dizer, uma questão de consciência, e assim é vivenciada pelo personagem.
Entra aqui um fator que irrita tremendamente alguns fãs de cinema: Clint Eastwood é um moralista. Talvez nem sempre bem e mal sejam instâncias muito claramente discerníveis, mas elas existem, e seus personagens passam boa parte do filme a lidar com isso. Talvez seja mesmo mais fácil confrontar-se aos inúmeros cínicos da moda, como Quentin Tarantino, do que escutar esse velho tio rabugento a nos lembrar de certo e errado. Mas ele está lá, tão incômodo quanto sólido.


DÍVIDA DE SANGUE. Quando: hoje, às 21h, na HBO.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: "Playboy" Urgente! Eu quero ver a pomba da Paes!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.