São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESTAURANTE - CRÍTICA
Galpão da Pizza, rústico e elegante, tem o dom de inovar

JOSIMAR MELO
especial para a Folha

Sempre é uma boa surpresa quando um item largamente conhecido na mesa brasileira aparece com pitadas de nova roupagem, tanto na sua confecção quanto no serviço.
A pizza é das que facilmente tem sido vilipendiada por criações esdrúxulas e normalmente é servida em ambientes bastante parecidos. O Galpão das Pizzas é um dos restaurantes que tem novidades a oferecer nessa área tão familiar.
Fundado há dois anos pelos arquitetos José Carlos Verna e Ricardo Cukierman (o bom gosto simples do ambiente revela a profissão dos donos), o Galpão tem a felicidade de executar com qualidade algumas receitas tradicionais, introduzir novidades em outras que eram aparentemente imutáveis e receber sua clientela numa ambientação acolhedora.
A começar pelo fato de que é um restaurante de bairro, numa rua que à noite é bastante calma -mas nem por isso deixa de ter movimento em seu interior.
Para quem pede seus petiscos, a casa oferece, entre outros, um item nada espantoso: pão de linguiça. Que produz surpresa ao chegar na mesa.
Diferente daquele servido em outras pizzarias, em geral um pão italiano grosso recheado com a linguiça, nesse se trata na verdade de um pão fino feito com massa de pizza, duas camadas finas intercaladas com o embutido.
Um grande começo da refeição. Como também, bem mais simples, outra opção: a grossa camada de queijo provolone coberta de orégano e amolecida no forno.
As pizzas, feitas em forno de lenha, são do estilo de massa fina e macia. Nesse departamento estão entre as melhores da cidade, não somente pela massa mas também pelos ingredientes.
As habituais são caprichadas (como a margherita), e as novidades da casa não são estrambóticas.
Alguns exemplos: a pizza de cogumelo shitake refogado (com molho de tomate e mussarela); a Galpão (molho de tomate, espinafre refogado, mussarela); e a de rúcula (molho de tomate, mussarela, rúcula e tomate seco).
Um bom programa para a vizinhança deste bairro residencial -e para quem vem de longe também.

Cotação: bom / $
Onde: r. Dr. Augusto de Miranda, 1.156 (Pompéia, zona oeste), tel. 011/262-4767
Quando: diariamente, 19h/24h
Cozinha: pizzas de boa massa fina, precedidas de atraentes petiscos
Ambiente: rústico elegante
Serviço: apressado, mas funciona
Estacionamento (pago) ao lado
Cartão: D., M. e V.
Quanto: pizzas, R$ 10,80 a R$ 20,80


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.