São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A Odisséia
SBT, 14h.
(The Odissey). EUA/Europa, 1997, 165 min. Direção: Andrei Konchalovsky. Com Armand Assante, Greta Scacchi, Isabella Rossellini, Geraldine Chaplin, Irene Papas, Jeroen Krabble, Christopher Lee. Para reconstituir "A Odisséia", esta minissérie recorre a atores de mais ou menos toda a Europa, inclusive da própria Grécia, de onde vem Irene Papas. O conjunto foi confiado ao russo Konchalovsky. A história, devida a Homero, é a de Odisseu (Assante), que, punido, pelos deuses, é obrigado a errar, sem possibilidade de retornar à sua casa, onde o espera Penélope (Scacchi). Embora esse tipo de adaptação quase sempre dê com os burros n'água, Konchalovsky é um cineasta confiável. A conferir.

MIB - Homens de Preto
Globo, 15h30.
(Men in Black). EUA, 1997. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Will Smith, Tommy Lee Jones, Linda Fiorentino. Os homens do título são membros de uma organização secretíssima, especializada em caçar alienígenas. Sem ser um grande filme, "Homens de Preto" tem a virtude de não levar a sério essa história de alienígenas e olhar com ironia para a crença quase mística que o cinema desenvolve em torno do tema.

O Escorpião Escarlate
Bandeirantes, 22h.
Brasil, 1994, 83 min. Direção: Ivan Cardoso. Com Herson Capri, Andréa Beltrão, Nuno Leal Maia. Garota que, nos anos 50, acompanha apaixonadamente, pelo rádio, as aventuras do herói Anjo, começa a misturar realidade e fantasia e acaba sendo perseguida pelo Escorpião Escarlate, o vilão do seriado. Nem sempre são felizes as evocações dos anos 40/50 de Ivan Cardoso. Aqui a coisa funciona muitíssimo bem.

O Retorno da Família Addams
Globo, 22h25.
(Addams Family Reunion). EUA, 1998, 87 min. Direção: Dave Payne/Bruce Mccarthy. Com Daryl Hannah, Kevin Mccarthy, Ed Begley Jr. Uma reunião familiar do clã Addams torna-se mais estranha que o habitual quando, por engano, uma outra família é convidada. E comparece.

Amor à Primeira Mordida
Bandeirantes, 1h30.
(Love at First Bite). EUA, 1979, 96 min. Direção: Stan Dragoti. Com George Hamilton, Susan St. James, Richard Benjamin. Drácula deixa a Transilvânia atrás de uma linda garota norte-americana. Vampirismo em tom de comédia. Risos esparsos.

Intecine
Globo, 2h20.
Vai ao ar o vencedor da disputa entre "Razão e Sensibilidade" (EUA, 1995, direção de Ang Lee, com Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant) e "O Risco de uma Decisão" (EUA, 1975, direção de Richard Brooks, com Gene Hackman, Candice Bergen, James Coburn).

DESTAQUE DA TV PAGA

TRÊS EM UM

Canal Brasil exibe programa sobre trilogias no cinema
Às 23h, o Canal Brasil leva ao ar o "Em Foco: Trilogias do Cinema Brasileiro". No programa, são dissecados trabalhos de diretores como Arnaldo Jabor, Ana Carolina e Paulo César Saraceni, que criaram trincas de produções ligadas pela temática, espaço da ação ou forma narrativa.

LITERATURA

Film & Arts apresenta as histórias de John Steinbeck
O programa "Grandes Escritores" (Film & Arts, 21h) traz hoje a biografia do autor norte-americano John Steinbeck. Morto em 1968, ele é um dos autores mais populares do mundo, por obras como "As Vinhas da Ira" e "Vidas Amargas", entre outras.

MÚSICA

Multishow leva ao ar show histórico de Eric Clapton
O inédito "Multishow Music Live Rock Masters: Eric Clapton" traz, às 22h15, apresentação do guitarrista, cantor e compositor inglês realizado em 1977. No repertório, Clapton exibe suas habilidades musicais em "Badge", "Alberta" e "I Shot the Sheriff", entre outras composições.

BIOGRAFIA

Canal Mundo mostra trajetórias de cineastas
Entre hoje e sábado, sempre às 21h, o canal A&E Mundo apresenta a biografia de seis destacados diretores. Abre a série a história da vida e carreira de George Lucas, que recentemente lançou a penúltima parte da saga cinematográfica "Star Wars", "Episódio 2: Ataque dos Clones", em cartaz nos cinemas brasileiros. Os outros biografados são Leni Riefenstahl (amanhã), Tim Burton (quarta), Ida Lupino (quinta), Jackie Chan (sexta) e Roman Polanski (sábado).

FILMES

De tudo, a toda hora, para todos

Segunda de arrepiar, sobretudo na TVA/Directv, começando pela primorosa estréia de Luchino Visconti, "Ossessione" (Film&Arts, 16h e 22h), de 1942, produzido ainda sob o regime fascista, mas com um erotismo atual até hoje.
O HBO traz "eXistenZ" às 17h30; e o HBO2, às 23h30. O filme é um David Cronenberg inédito no Brasil, no cinema e no vídeo.
Os canais da Net/Sky também têm o que oferecer: "O Silêncio É de Ouro" (Telecine Classic, 22h), de 1947, é uma comédia de René Clair, uma das mãos mais leves do cinema clássico francês.
Por fim, o Telecine Emotion investe em "Riff Raff" (23h20), de 1991, de Ken Loach, um dos mais talentosos cineastas britânicos. Problema será escolher. (INÁCIO ARAUJO)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Barbara Gancia: Luciano Huck beija bonitona rodada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.