São Paulo, quarta, 8 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

FÚRIA CEGA
SBT, 13h. (Blind Fury). EUA, 1989, 86 min. Direção: Philip Noyce. Com Rutger Hauer, Lisa Blount. Ex-prisioneiro no Vietnã, onde ficou cego, trata de vingar-se de outro soldado, que o traiu por ocasião de sua captura e deu no pé. Sua busca combina-se, aqui, com combate à Máfia. Pouco a ver: a tocada reacionária de Noyce e o talento de Hauer.

OS PEQUENOS NINJAS EM BUSCA DO TESOURO SAGRADO
Bandeirantes, 13h.
(Little Ninjas and the Sacred Treasure). EUA, 1991, 85 min. Direção: Emmet Alston. Com Jonathan Anzaldo, Douglas Ivan, Steven Nelson. Três pequenos guerreiros recebem, na Ásia, precioso mapa do tesouro das mãos de um sacerdote. Obviamente, os vilões também estão de olho no mapa. O que impressiona é a inflação de mapas do tesouro nesse tipo de filme que mistura misticismo, riqueza e força bruta.

MUITO ALÉM DO DESEJO
Bandeirantes, 21h30.
(Beyond Desire). EUA, 1994, 87 min. Direção: Dominique Othenin-Girard. Com William Forsythe, Kari Wuhrer, Leo Ross. Ex-presidiário está prestes a pôr as mãos em uma fortuna, por via de chantagem contra mafiosos de Las Vegas. Aí, sua noiva é sequestrada e os planos mudam. Inédito.

INTERCINE
Globo, 0h40.
Será exibido o mais votado pelos telespectadores entre "Espião - Profissão da Morte" (Inglaterra, 1988, de James Dearden, com Ben Kingsley, Charles Dance) e "Scanners 3 - O Duelo Final" (Canadá, 1992, de Christian Duguay, com Liliana Komorowska, Valerie Valois).

ELA DISSE NÃO
Globo, 2h30.
(She Said No). EUA, 1990. Direção: John Patterson. Com Veronica Hamel, Lee Grant. Mulher traumatizada com o divórcio resolve se matricular em curso noturno de francês para passar o tempo. Um colega lhe dá carona. Ela acaba sendo violentada. Mas, como ele é um advogado importante, durante o processo consegue se safar. Ela resolve, então, enfrentá-lo por outros métodos.

JOGOS SECRETOS 3
Bandeirantes, 3h05.
(Secret Games). EUA, 1994, 91 min. Direção: Gregory Hippolyte. Com Woody Brown, Rochelle Swanson. Mulher insatisfeita com o casamento emprega-se em bordel, a fim de satisfazer fantasias e, de quebra, levar uns trocados. Não imagina que um de seus parceiros, a quem aprecia particularmente, se tornará extremamente possessivo e disponha-se a liquidar o marido. Enfim, um carbono vagabundo de "Belle de Jour".

TV PAGA
O esporte como paradigma

da Redação

Talvez pelo fato de a Copa do Mundo estar chegando a seus momentos decisivos, a HBO nos remete a um dos piores filmes do mundo, "Space Jam - O Jogo do Século" (às 23h30).
A história: Michael Jordan deve ajudar personagens de desenho (Pernalonga e amigos) a derrotar um grupo de extraterrestres num jogo de basquete.
Basta lembrar "Uma Cilada para Roger Rabbit" para saber que se pode ir léguas adiante ao misturar humanos e desenhos.
Mas nem é isso o que conta, e sim verificar o fascínio que esporte e esportistas -mesmo se visivelmente deslocados na tela- exercem numa cultura hipercompetitiva, de que são o paradigma. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.