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Dick Dale é pura catarse
CLAUDIO WAKAHARA
especial para a Folha
Quando Dick Dale, rei da guitarra surf, subiu ao palco do Olympia, a platéia (devidamente aquecida por uma digna apresentação
de surf-funk-rock music com pitadas de Perez Prado promovida por
Los Sea Dux) já pôde ter a impressão de que não se trataria de uma
noite comum.
Sem explosões, projeções de fumaça ou qualquer outro adereço,
Dick Dale e sua banda (um power
trio formado pelo próprio Dale,
baixo e bateria) chegam ao palco
no escuro, testam dois ou três
acordes, e iniciam a sessão de catarse coletiva conduzida.
A parede sonora está montada e,
daí para frente, pouco se pode fazer para resistir à empatia de Dale
com seu público (que incluía de
surfers até senhores bastante grisalhos, saudosos da sua longboards anciãs) ou à sua própria
competência técnica, que vai bastante além de seu característico estilo de percussão dupla em "stacatto" nas cordas da guitarra.
Dick Dale desfilou durante o
show uma longa lista de clássicos
da surf music -insuperáveis em
sua interpretação- e músicas de
seus últimos CDs.
Houve "Riders in the Sky",
uma versão inspiradíssima de
Rumble, do maldito Link Wray,
"Take It or Leave It", "Misirlou" (com direito a inserções do
fraseado de Hava Naguila), "Let's
Go Trippin'" (creditada por muitos como a primeira gravação de
surf rock), a mais que antológica
"Surf Beat" (um timbre de guitarra jamais igualado) e "Fever",
culminando com uma antológica
versão de "The Wedge": Dale atacava no trompete enquanto a audiência, em êxtase, gritava "olé".
À vontade, Dale passeou então
com extrema desenvoltura por variados temas hispânicos e médio-orientais, encerrando o programa com "Third Stone From
the Sun", música composta por
Jimi Hendrix em sua homenagem.
No usual retorno ao palco, atacou com "Peter Gunn", desceu à
pista (onde foi se cevar da alheia
juventude) e recebeu presentes,
capitalizando assim o empenho
despendido durante sua memorável apresentação em terras de São
Paulo.
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