São Paulo, segunda, 8 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pavilhão 9, Planet Hemp e Racionais foram alguns dos escolhidos
Premiação de música negra celebra popularidade do rap

XICO SÁ
da Reportagem Local

Qual uma espécie de "Video Music Awards" da periferia do Terceiro Mundo, a produtora Nigthkings celebrou, na noite de anteontem, os dez melhores da música negra deste ano.
A escolha livre dos produtores prestigiou grupos badalados, como o Planet Hemp, e boas novas como Los Sea Dux.
Por conta da agenda lotada, a maioria dos homenageados não pode comparecer à festa. Mas a noite teve o brilho de novos e bons grupos de hip hop, como Vítimas do Ódio, Camorra e Z'Africa Brasil.
Foram premiados, além do Hemp e Los Sea Dux, Racionais, Thaíde & DJ Hum, Pavilhão 9, Kaia, SP Funk, Faces do Subúrbio, Armagedon e Elementos da Terra.
Os rapazes do Pavilhão 9, por exemplo, culpam a imprensa por tentar "provocar intrigas". Rho$$i, um dos vocalistas, mandou a sua bronca: "Não tem nada a ver o que escrevem".
Responsável pela ressurreição de uma marca do rap paulistano, Rho$$i acha que não faz sentido a polêmica que expõe o Pavilhão como rival dos Racionais.
Os dois grupos são os mais populares da atualidade em São Paulo, onde o rap começa a se firmar como um mercado atrativo. Na semana passada, quatro dias depois de lançado, o novo disco do Pavilhão já havia vendido 10 mil cópias.
Os bailes nas quadras e salões da cidade também têm atraído muita gente, incluindo cada vez mais xjovens da classe média paulistana, que antes ignoravam essa indústria de eventos.
O crescimento desse mercado fez surgir várias grifes direcionadas a este público, como a Pixa-in hip-hop wear.
A festa contou ainda com a discotecagem balançante de Marcelinho, componente do Câmbio Negro.
Esse grupo, que surgiu na cidade satélite de Ceilândia (DF), é um dos pioneiros na introdução do baixo, guitarra e bateria no rap brasileiro. Prepara no momento o seu terceiro disco.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.