São Paulo, sábado, 08 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homenagens a Rohmer dominam mostra

DA ENVIADA A VENEZA

Mesmo a contragosto, o discretíssimo cineasta francês Eric Rohmer dominou o dia de ontem.
Premiado com o Leão de Ouro pelo conjunto da carreira, Rohmer foi tema de uma mesa-redonda organizada conjuntamente pelo festival e pela revista "Cahiers du Cinéma", a que compareceram importantes nomes do cinema francês, como Jean-Claude Brialy e Alain Bergala.
Pela manhã, seu mais recente filme, "L'Anglaise et le Duc" (A Inglesa e o Duque), foi motivo de entrevista, à qual o cineasta não compareceu. O longa teve projeção especial fora de competição às 17h, depois da cerimônia de entrega do Leão de Ouro ao cineasta.
A ministra da Cultura da França, Catherine Tasca, enviou carta de cumprimentos a Rohmer em que diz: "Sua legendária discrição o afastou, há muito tempo, de festividades, honrarias e consagrações. Porque o senhor fez uma escolha moral, que é também estética: a de apagar-se atrás de seus filmes. No entanto o seu nome não apenas encarna o cinema francês, mas constitui o que o cinema francês introduziu de diferença na arte de fazer cinema".


Texto Anterior: Cinema: Veneza anuncia hoje seus vencedores
Próximo Texto: Os poderes da agência do cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.