São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estreantes ficam entre alegria e espanto de gravar com o ídolo

Álbum reúne músicas dos iniciantes, parcerias inéditas de Milton e Fernando Brant e covers

"É meio surreal um trem destes: Milton gravando um negócio que eu escrevi", diz Ismael Tiso Jr., 24


Letícia Moreira/Folhapress
Milton Nascimento ao lado dos músicos Ismael Tiso Jr., 24, (à dir.) e Bruno Cabral, 19, que participou do seu novo disco

DO ENVIADO A TRÊS PONTAS

O próprio Milton Nascimento era apenas um rapaz quando escreveu "...E a Gente Sonhando", faixa-título de seu novo álbum. Foi a segunda música "completa", com letra sua, que fez na vida.
Foi composta no começo dos anos 1960, quando o aspirante a astro ainda ganhava seus trocados como datilógrafo em um escritório em Belo Horizonte, e permanecia inédita na voz do autor.
Esse fio de memória, que reata o veterano de 2010 ao pré-estreante de meio século atrás, também permite que o padrinho possa compartilhar com mais propriedade do momento de euforia absoluta por que passam agora seus novos pupilos.
"É meio surreal um trem destes: Milton Nascimento, que, para mim, é o maior de todos [os músicos], gravando um negócio que eu escrevi", diz Ismael Tiso Jr., autor da inédita "Do Samba, do Jazz, do Menino e do Bueiro".
Por espanto bem parecido passam seus colegas Marco Elízeo e Heitor Branquinho, autores da balada "Olhos do Mundo", e Clayton Prosperi e Haroldo Jr., parceiros na canção "Eu, Pescador", em que a voz de Milton vem emoldurada por tristíssimo piano de Wagner Tiso.
Milton assina outras seis -três delas com Fernando Brant, seu parceiro mais constante. Destaca-se "O Ateneu", composta para uma peça de teatro baseada no livro de Raul Pompeia.
Entre os covers, estão "Adivinha o Quê", de Lulu Santos, "Resposta ao Tempo", de Cristovão Bastos e Aldir Blanc, e "Estrela, Estrela", de Vitor Ramil.
"As músicas foram vindo sem que a gente nem entendesse como", ele diz. "Coisa de gente jovem, sabe?"
Milton e a sua trupe vão mostrar todas elas no lançamento oficial do disco, neste sábado, no Festival Música do Mundo, em Três Pontas. Além deles, sobem ao palco Wagner Tiso, Gilberto Gil, Pablo Milanés, Tunai e Mallu Magalhães, entre outros. (MARCUS PRETO)


Texto Anterior: O novo clube do Milton
Próximo Texto: Crítica/MPB: Milton Nascimento equipara o passado e o presente em "...E a Gente Sonhando"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.