São Paulo, Sexta-feira, 08 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

FELPUDO, O CÃO ENFEITIÇADO
SBT, 14h15. (Shaggy Dog). EUA, 1994, 88 min. Direção: Dennis Dugan. Com Ed Begley Jr., Sharon Lawrence, Jon Polito. Jovem com pretensões literalmente explosivas a cientista pronuncia umas tantas palavras mágicas. Em vez do efeito mágico que espera, ele simplesmente entra no corpo do cachorro da vizinha (por quem está apaixonado). Apesar dos problemas inerentes a sua nova condição, nem tudo será infortúnio: graças a isso ele descobre que a vizinha também o ama. História filmada originalmente em 1959. Avaliação:   

O LIVRO MÁGICO
Globo, 15h50. (Storybook). EUA, 1994. Direção: Lorenzo Doumani. Com William McNamara, Swoosie Kurtz, Robert Costanzo. Após a morte do pai, menino de 8 anos que vai morar com a mãe em uma velha casa descobre que o lugar é encantado e que no sótão encontra-se a passagem para a terra das histórias. A semelhança com "História sem Fim" não será, certamente, mero acaso. Avaliação:  

AS FÉRIAS DA FAMÍLIA ROBINSON
SBT, 22h. (Beverly Hills Family Robinson). EUA, 1996, 89 min. Direção: Troy Miller. Com Dyan Cannon, Martin Mull e Sarah Michelle Gellar. Família vive no ritmo da mãe, uma famosa apresentadora de TV. Nas férias, saem num cruzeiro. A viagem se tornaria uma reportagem para a TV, mas o barco é tomado por piratas, a família vai parar numa ilha e aí começa a aventura. Na selva, os Robinsons são obrigados a fazer jus ao nome. Fraquinho, apesar da graciosa Sarah Michelle Gellar, a Buffy do seriado homônimo. Avaliação:  

BALA NA CABEÇA
Bandeirantes, 22h. (Bullet in the Head). Hong Kong, 1990, 143 min. Direção: John Woo. Com Tony Leung, Jacky Cheung, Wayse Lee. Para escapar de problemas com a máfia de Hong Kong, três amigos fogem para o Vietnã. Não é uma boa idéia: estamos em 1967, e escapar vivo dos horrores da guerra é um problema, intacto, impossível. Um dos melhores Woo de sua fase de Hong Kong, trabalhando um repertório popular para fazer grande cinema. Avaliação:     

INTERCINE
Globo, 0h15. "O Regresso" (1995, de Ismail Merchant, com Jeanne Moreau, Sean Young, Sam Waterston) ou "Justa Causa" (1995, de Arne Glimcher, com Sean Connery, Laurence Fishburne, Kate Capshaw).

FREEJACK - OS IMORTAIS
Globo, 2h20. (Freejack). EUA, 1992, 110 min. Direção: Geoff Murphy. Com Emilio Estevez, Mick Jagger, Rene Russo, Anthony Hopkins. No ano 2009, chama-se "freejack" a pessoa que morre e cujo corpo pode ser usado por ricos que morreram, mas pretendem ganhar uma sobrevida. Aqui, Emilio Estevez é a vítima, cujo corpo deve ser transplantado para a alma de um executivo, que se acha devidamente conservada em uma laboratório. Algo, porém, sai errado na operação, e a memória de Estevez, um corredor de automóveis, não é inteiramente apagada. A essa confusão que é o argumento, acrescente-se um tratamento visual que não ajuda a clarear as coisas. Muito fraco, apesar das intenções. Avaliação:  

TV PAGA

"Cleo" puxa a rodada dupla do Cinemax

da Redação

Dia em que o Cinemax propõe um belo programa duplo: "Cleo das 5 às 7" (21h), de Agnès Varda, e "Gloria" (22h45), de John Cassavetes.
Passemos por "Glória", que existe em vídeo e passa regularmente em TV. Já "Cleo" chega a ser quase uma raridade. Aproveite.
Agnès Varda filmou "Cleo" no começo dos anos 60, quando as diretoras mulheres eram exceção. Filmou-o em tempo real, já que a história diz respeito a duas horas na vida de uma cantora, duas horas que precedem o momento em que receberá um exame feito para saber se está ou não com câncer.
Feminino, inteiramente, e firme, certamente, "Cleo" é um momento básico da nouvelle vague. (IA)


Texto Anterior: Oscar Quiroga Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Na Band as bundas falam!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.