São Paulo, Sexta-feira, 08 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tata Amaral lança filme em Havana


AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas

"Através da Janela", o segundo longa-metragem de Tata Amaral, deve ter seu lançamento mundial dentro da mostra competitiva do 21º Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. O evento acontece entre 1 e 11 de dezembro próximo.
"Estou fazendo tudo para levar o filme", afirmou Amaral por telefone à Folha, em meio à finalização de seu drama familiar, passado num subúrbio paulistano, como em seu premiado filme de estréia, "Um Céu de Estrelas". "Em tese, dá tempo", disse, demonstrando otimismo.
O festival de cinema de Roterdã (Holanda), que participou da produção, terá a primazia da estréia européia. Sua 29ª edição acontece entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro do próximo ano.
Com lançamento nacional previsto para maio de 2000, "Através da Janela" será um dos sete longas nacionais de ficção dentro da disputa em Havana-99. É o único totalmente inédito do lote, que inclui "Ação entre Amigos", "Amores", "Um Copo de Cólera", "Milagre em Juazeiro", "Por Trás do Pano" e "Traição". Fora de concurso, serão projetados o inédito "O Primeiro Dia", de Walter Salles e Daniela Thomas, e "Orfeu", de Carlos Diegues.
Outras sete produções nacionais, sendo três longas, um média e três curtas, foram selecionadas para a disputa de documentários.
Os longas "Santo Forte" e "Fé" são visões polares e complementares da experiência religiosa no Brasil e devem estrear em São Paulo em breve. Já "Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos" é um original filme de montagem sobre o século 20.
Apesar das dificuldades econômicas, Havana permanece como a principal vitrine internacional da produção cinematográfica da América Latina. O festival representa a única oportunidade anual para os cubanos acompanharem o estado das coisas no cinema. As sessões ocupam todas as salas da cidade e costumar apresentar lotação máxima, das primeiras horas da manhã ao fim da noite.


Texto Anterior: Cinema/estréias: Falhas não abalam a volta de Austin Powers
Próximo Texto: "A Hora da Estrela" volta à cidade grande
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.