São Paulo, Sexta-feira, 08 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor francês faz conexão entre Malcolm X e o hip hop

free-lance para a Folha

Mais uma atração do evento "1.999...", organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), chega em São Paulo. Desta vez, em parceria com o Consulado Geral da França, o Sesc traz a companhia Les Anarchés, dirigida por Mohamed Rouhabi, com o espetáculo "Malcolm X". As apresentações acontecem de hoje à domingo no Sesc Vila Mariana.
A montagem mistura teatro de rua com a cultura hip hop e o teatro convencional e foi escrita pelo próprio diretor a partir de textos do líder negro Malcolm X, assassinado em 21 de fevereiro de 1965.
Mohamed Rouhabi procurou abordar a faceta mais conhecida do ativista político norte-americano seus discursos inflamados pelos direitos dos negros e contra as falhas da democracia dos EUA.
Mas o autor também percebeu que um certo tom poético, com características teatrais, na obra do líder negro norte-americano, principalmente na estrutura de seus discursos para multidões de negros, que aconteciam num momento de engajamento da população, principalmente das minorias.
Para mostrar isso, o diretor leva ao palco dois rappers, uma cantora e um DJ, remetendo a obra de X ao presente. Esses elementos fazem parte da cultura negra norte-americana mais atual, originária entre fins da década de 70 e início dos anos 80 que tiveram origem na forma de contestação e no incorfomismo da juventude pobre, neste caso a negra, pertencente aos mesmos grupos que se identificaram com os discursos de Malcolm X e Matin Luther King, nos anos 60, renegada pela sociedade branca daquele país.
Além do protesto, o movimento hip hop, presente no espetáculo "Malcolm X", possibilitou o surgimento de uma nova cultura urbana atingindo várias áreas como a poesia, presente nas composições de letras de rap; o grafite, que encheus de cores os muros dos subúrbios das grandes cidades norte-americanas (indo posteriormente para as galerias com o trabalho de Jean Michel Basquiat). Influenciou também a dança com a breakdance, que substituiu as brigas entre gangues nos bairros das grandes cidades dos EUA por disputas onde as rivalidades eram medidas atráves de quem tivesse a melhor coreografia ou movimentos mais ousados. (ELS)


Espetáculo: Malcolm X dentro do evento 1.999...
Quando: Hoje e amanhã, às 21h. Domingo, às 19h
Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3147)
Quanto: R$ 15 e R$ 7,50 (estudantes, comerciários e idosos acima de 65 anos)


Texto Anterior: "Caxico", baseado em caso real, discute pena de morte em SP
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: De como não sentei na cadeira de Bilac
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.