São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

DJ espanhol é um dos poucos que faz isso no mundo

Com quatro toca-discos, Cristian Varela comandará festa em SP

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Quem viu diz que foi histórico.
Cristian Varela, espanhol, um dos principais DJs de tecno do planeta, se apresentou no clube A Lôca em 2002, para uma pista lotada e quente. Tocou em quatro pick-ups. Ao final das três horas de seu set, teve o nome gritado em coro pelo público.
Pois Varela está de volta. Também para tocar em quatro pick-ups -é bom frisar que dá para contar nos dedos os DJs no mundo que sabem fazer tal coisa-, mas desta vez será por quatro horas, numa festa organizada pelos núcleos Auddio e Drop Techno.
"Toquei no Brasil em 1999, 2001 e 2002. A última vez foi impressionante. O clube estava lotado e a atmosfera era muito boa", disse à Folha, em entrevista por e-mail.
Varela é um DJ extremamente técnico; sabe o tempo de mixagem entre canções como poucos e como misturar seus timbres. Muito disso, afirma o próprio, resultado de seus estudos de música clássica quando era criança.
"Estudei piano desde os oito anos. E, paralelamente, sempre me interessei por música eletrônica. Quando adolescente, era fã de Giorgio Moroder, Kraftwerk, Vangelis... Mesmo quando comecei a compor eletrônica, continuei compondo música erudita. Estou trabalhando num álbum de música clássica e devo lançá-lo no final do ano que vem."
Um outro disco, de música eletrônica, também está a caminho ("para dezembro ou, no máximo, fevereiro"). Será o segundo de Varela, que lançou, em 2000, "New Electronic Audio".
"Acho que aquele álbum realmente estava meio avançado para a época, pois vários DJs continuam tocando aquelas músicas. As vendas foram ótimas."
No disco e nos sets de Varela encontra-se música vibrante, que vai desde um tech-house com pitadas funk até hard tecno. "Sempre tento transmitir variedade. Nunca ser linear e chato."
A moral de Varela está em alta não apenas no Brasil. Neste ano, em agosto, fechou a temporada de Ibiza (Espanha), meca de clubbers europeus, do clube Space, um dos maiores da ilha, tocando junto com Carl Cox.
"Fizemos isso pela segunda vez. Tocamos as últimas duas horas juntos, em três pick-ups, depois de termos nos apresentado separados. Foi incrível. Neste ano, foi a noite mais concorrida de Ibiza. Mas espere até o set que nós faremos com quatro pick-ups e dois mixers em comemoração ao décimo aniversário da Phrenetic Society, um festival que eu organizo na Espanha..."

Parada
A Parada da AME (Associação dos Amigos da Música Eletrônica) foi marcada para o dia 5/12. O evento, que em 2003 reuniu 170 mil pessoas nas imediações do Ibirapuera, desta vez acontecerá no centro da cidade, nos arredores da avenida São João, com 12 trios elétricos representando clubes, núcleos de festas e sites.


AUDDIO E DROP TECHNO. Festa com os DJs Cristian Varela, PET Duo, Bunnys e Thiago Grazioli. Onde: r. dos Pinheiros, 783, tel. 0/xx/11/3214-4699. Quando: hoje, às 23h. Quanto: R$ 35.


Texto Anterior: Erika Palomino
Próximo Texto: DVD/"Rainha Diaba": Filme revela as contradições do regime militar sem se referir a ele
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.