São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/música/"18 Singles" e "18 Videos"

U2 aproveita Natal para diluir "Best of"

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Vem chegando o Natal, a tradicional festa em que se comemora o nascimento de Bono Vox. Ok, não é bem isso, mas ao menos vira um bom motivo mercadológico para lançar coletâneas do U2 -"18 Singles" (em CD) e "18 Videos" (DVD).
Que já nascem redundantes, porque, antes do lançamento de "Vertigo", o U2 já dera uma geral na carreira com dois ótimos "Best of".
O primeiro álbum focava a década de 80 -a fase pós-punk-bíblico-revolucionária do grupo- e trazia excelentes lados B e covers. No segundo, sobre a década de 90, era a banda superpotente e modernizada do fenomenal "Achtung Baby" e dos ambiciosos e apenas regulares "Zooropa" e "Pop". No entanto, já trazia material de "All that You Can't Leave Behind", em que a banda volta às raí- zes do rock em discos com canções dignas.
Nessa terceira fase, o U2 prefere ser político principalmente fora do palco, nas atividades de seu vocalista. Em cima dele, é apenas um grande grupo cuja única ambição é emocionar o público, sem entrar na discussão sobre o "caminho evolutivo do rock", da qual participara até "Achtung Baby". Então, para que este "18 Singles"?

Bônus
Mas o fato é que a superbanda irlandesa tem o poder de transformar até os projetos mais safados em artigos legais.
E é o caso desta compilação. Por mais que seja inferior às anteriores em termos de repertório -principalmente pela diluição sofrida com o material de "Vertigo"-, tem um tratamento decente. O libreto do CD vem com as letras das canções, o que já tira o ar de safadeza do lançamento; o do DVD apresenta comentários de cada um dos diretores sobre os vídeos.
Como bônus, o CD ainda traz a inédita "Window in the Skies" e o cover "The Saints Are Coming", da banda escocesa Skids. Também presente no DVD, foi gravada ao lado do Green Day, com lucro destinado às vítimas do furacão Katrina, que arrasou a cidade americana de Nova Orleans em agosto do ano passado. Na verdade, na verdade, o mais legal desse pacote é o DVD, embora não seja a primeira vez que o U2 tenha lançado seus clipes.
Estão aqui (assim como no CD) alguns sucessos memoráveis como "Pride (In the Name of Love)", "One" (as duas versões), "Sunday Bloody Sunday", assim como o material recente: "Stuck in a Moment", "Walk on" (inclusive em versão filmada no Rio) e "Vertigo".
A ausência mais sentida, porém, é a da extraordinária "The Fly", verdadeiro "turning point" da banda rumo ao estrelato excessivo, em 1991.
Ao longo dos anos, o que se vê é uma banda que realmente se divertiu filmando. Poucos podem se dar o luxo de rodar clipes na França, no Brasil, no Marrocos, na Suécia, nos Estados Unidos e na Irlanda.
O resultado é extraordinário, graças a profissionais como Stéphane Sednaoui (de "Mysterious Ways") e Jonas Akerlund. Sem dúvida, não faltaram esforços para fazer de Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. uma multinacional.
Definitivamente, conseguiram. Mas esse "tino comercial" de vez em quando pega mal.


18 SINGLES  


18 VIDEOS   
Artista: U2
Gravadora: Universal
Quanto: R$ 35 (CD) e R$ 45 (DVD)


Texto Anterior: Teatro: Morre dramaturga Isabel Câmara
Próximo Texto: Crítica/"The Sons of Cuba" e "The Legend of Cuban Percussion": Patato e Pio Leiva exibem diversidade da cena musical cubana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.