São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Especial do canal Film & Arts "viaja" pela música africana

da Reportagem Local

A música criada na região ocidental da África é enfocada no episódio "Wakafrika" da série "Visões da Música", que vai ao ar hoje, às 22h, no canal Film & Arts (TVA/DirecTV).
A série aborda a relação entre os diferentes ritmos mundiais e os sons produzidos na África.
"Wakafrika" mostra a influência da música norte-americana, em especial o gospel e a soul music, no som produzido na região.
O continente africano absorveu ainda outros estilos musicais negros praticados no Ocidente, que, somados a sons locais, resultaram em ritmos bastante peculiares.
Entre o fruto dessas combinações está o highlife da costa oeste do continente, o makossa de Camarões, o reggae de tintas africanas feito por Alpha Blondy, da Costa do Marfim, ou a releitura de blues promovida pelo malinês Ali Farka Touré, conhecido como o John Lee Hooker africano.
O programa traz, como um de seus destaques, a presença do cantor Mory Kanté, da Guiné, que mescla rhythm'n'blues às tradições musicais de seu país.
Kanté descende de uma casta de "griots", cantadores de diferentes nações africanas que difundem suas tradições e sua história por meio da música.
O intercâmbio de ritmos também tem sua contrapartida. Recentemente, o duo alemão Hard Floor criou uma versão trance para "Yeke Yeke", antigo sucesso de Kanté na década de 80. (BG)


Texto Anterior: Rec Beat: Festival mantém mangue em 2001
Próximo Texto: Teatro - Em Cartaz: "Apocalipse" dá novo sentido às palavras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.