São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal lança outro livro de Jamie Oliver

DA REPORTAGEM LOCAL

Dos livros de gastronomia lançados a partir de hoje na Bienal, a maioria se destaca por atingir em cheio os gourmets recém-apresentados ao forno, ao fogão e a outros utensílios culinários.
Mais que dar receitas, as publicações trazem explicações sobre os ingredientes e tratam de fisgar o leitor, na primeira folheada, com fotos de encher os olhos (e a boca de saliva) -recurso que os livros deste gênero sabem explorar com maestria.
Queridinho da mídia, o jovem britânico Jamie Oliver, que ficou conhecido por ter "revolucionado" a merenda escolar no Reino Unido, volta à carga com "O Retorno do Chef sem Mistérios" (ed. Globo), no embalo do sucesso do livro anterior -número um por mais de cinco meses nas listas britânicas dos mais vendidos.
Organizadas em uma infinidade de categorias ("tira-gostos", "massas e risotos", "carnes e aves", "peixes e frutos do mar"), as mais de 150 receitas seguem o preceito do primeiro livro de Oliver: usar o essencial da despensa e adequar os métodos dos restaurantes à realidade da casa.
Suas dicas vão de simples iogurtes caseiros melhorados com a adição de água de rosas, mel e pistache, por exemplo, ao preparo de um carrê de porco assado com pêssegos. Ensina ainda como fazer a base do risoto e a massa do macarrão, estimulando a criatividade do leitor para inventar variações de misturas e sabores.
Na linha didatismo, há outro bom lançamento. "Larousse da Cozinha Prática" disseca os materiais culinários, os produtos indispensáveis e até as formas de cozimento para, depois, entrar nas receitas de fato. Em páginas espelhadas, cada alimento é ilustrado e explicado. Numa das seções, há dicas de como acertar na escolha do produto; em outra, aparecem sugestão de menus montados com receitas do próprio livro. Explicada passo a passo, há, além da receita principal, alternativas de preparo do mesmo alimento.
Quase um livro de bolso, "Receitas Rápidas e Saborosas", de Élisabeth de Meurville, também da Larousse, divide cada prato por tempo de preparo (15 min, 30 min e uma hora). Os pratos são simples e fáceis, mas têm ótima apresentação. Ideal para quem quer impressionar sem fazer balbúrdia na cozinha nem sujar montes de louça. (JF)


Texto Anterior: Comida: Sabor das arábias
Próximo Texto: Comida: Joy serve raridades e invencionices
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.