São Paulo, sábado, 9 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA - CRÍTICA
Momix ainda transmite prazer

Divulgação
Dançarinos mostram coreografia de "Supermomix", que o Momix apresenta no teatro Sérgio Cardoso


ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

Como as comparações entre Momix e Pilobolus são inevitáveis, era de se temer que o primeiro grupo tivesse incorrido nos equívocos apresentados pelo segundo, na temporada que realizou ano passado, no Brasil.
Felizmente, o Momix não se tornou uma sombra do que já foi, como aconteceu com o Pilobolus. Pelo contrário, continua inteiro e vivo, conforme demonstrou quinta-feira, no espetáculo que inaugurou mais uma temporada em São Paulo dessa companhia formada nos EUA em 1979, na trilha aberta anteriormente pelo Pilobolus.
Quando estreou no Brasil, em 1987, o Momix seduziu o público brasileiro com sua dança lúdica, cujas surpresas são construídas por meio de truques tão inventivos quanto singelos.
Misturando recursos, o Momix tem como prioridade transmitir prazer. Essa capacidade de manter o espectador atento e em estado de satisfação se mantém em "Supermomix", o espetáculo que a companhia traz para o Brasil, comemorando seus 15 anos.
Se agora não é mais uma novidade, o Momix por outro lado mostra que soube manter sua integridade, somando peças ainda imaginativas com a execução precisa e competente.
Seu novo elenco pode não apresentar a extroversão que marcou a primeira formação do grupo. No entanto, os cinco intérpretes atuais têm muito mais técnica de dança e invertem a condição inicial do Momix, que evoluiu do atletismo para a arte coreográfica.
Mais coeso, o elenco que está se apresentando em São Paulo faz da dança o ponto de partida para gerar uma linguagem que se transforma e se cruza a outras, em função de um teatro de imagens, com som e luz desempenhando papel fundamental.
Entre as 11 peças de "Supermomix" há vários destaques, como "Jonas et Latude", que abre o programa com dois personagens flagrados no intervalo do sono (ou sonho). Mas há também clássicos do repertório do grupo, como "E.U.", que ainda encanta com seus efeitos de sombras.

Espetáculo: Supermomix, com o Momix Dance Theatre
Quando: hoje, às 17h e 21h; amanhã, às 16h e 20h
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, tel. 011/288-0136)
Quanto: de R$ 30 a R$ 60



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.