São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cinema/"Pergunte ao Pó"

Suavização de personagens prejudica história de Fante

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Robert Towne sonhava filmar "Pergunte ao Pó" desde os anos 70.
Pesquisava para escrever o roteiro de "Chinatown", de Roman Polanski, quando se apaixonou pelo romance de John Fante, de forte caráter autobiográfico. Apesar do prestígio que "Chinatown" lhe trouxe, Towne demorou mais de 30 anos para levantar a produção. O resultado não escapou da sina que assola projetos demorados: uma enorme frustração.
"Pergunte ao Pó" passa-se no mesmo local e época de "Chinatown": Los Angeles dos anos 30. Arturo Bandini é um alter ego de Fante, descendente de italianos que sai do Colorado para tentar a vida na Califórnia, sonhando transformar aventuras amorosas em bom texto.
Encontra realidade oposta: a vida quase miserável da América da Grande Depressão, falta de inspiração e paixões por mulheres longe do ideal romantizado, marginais como ele.
Towne abre o filme com um espetacular plano-seqüência que sintetiza a Los Angeles da época. A câmera alcança Bandini enquanto ele pensa como gastar sua última moeda de cinco centavos. Um cinzeiro com cascas de laranja faz uma ligação com "Chinatown", que tinha a corrupção dos laranjais californianos como tema.
É fácil identificar os problemas que minaram o projeto. O tempo dedicado a ele não serviu para proteger o filme das concessões impostas pelo fazer cinematográfico, que implicam a suavização dos personagens e das situações em favor de uma obra mais "abrangente" e uma escalação de elenco que precisa de um "nome conhecido" nos créditos. Colin Farrell não é Bandini nem na voz que narra a história nem na atitude. A história perde suas qualidades como retrato ácido dos personagens. Rendendo-se ao "meio-termo" (tudo o que a literatura de Fante não é), Towne fez um filme fadado ao esquecimento.


PERGUNTE AO PÓ
 
Direção: Robert Evans
Elenco: Colin Farrell, Salma Hayek, Donald Sutherland
Produção: EUA, 2006
Quando: hoje, no Espaço Unibanco, Reserva Cultural, Bristol e circuito


Texto Anterior: Em peça profana, diabo quer abrir igreja no Carnaval
Próximo Texto: "Ópera dos 3 Vinténs" chega hoje ao São Pedro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.