São Paulo, Sexta-feira, 09 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA
Pratos especiais esquentam menus

JULIANA GARÇON
da Redação

Prato especial, pequena alteração, nova roupagem, reformulação. Com maior ou menor intensidade, quando o inverno chega os restaurantes invariavelmente aproveitam para retocar seus cardápios. Na maioria das casas, a sopa, em especial a de cebola ou a de palmito, virou item básico, indispensável como os talheres.
O Santa Grelha, por exemplo, permanece com seus grelhados, mas o menu agora relaciona ainda minestrone (caldo de feijão, macarrão e legumes), caldo de palmito e, claro, sopa de cebola.
O recém-inaugurado Café Antique não demorou para aderir aos pratos fumegantes. Investiu, para a temporada, na sopa de legumes caipira e no creme de aspargos.
Os bares não ficam fora da reforma sazonal. O temático Valle Sports Bar decidiu encarar o inverno com canja, caldo de galinha com legumes e cremes de aspargos ou de palmito.
Seguindo a linha bar e restaurante, o Morro de São Paulo, que combina mais com as temperaturas do verão, incluiu vinho quente entre as bebidas. Bules mantidos em réchauds levam à mesa o vinho -um pedido serve duas pessoas. A sopa de cebola é mais uma novidade da temporada na casa.
Outro que ataca de vinho quente, o Capuchinho, misto de restaurante e pizzaria, serve a bebida em canecas. E, para comer, capelleti in brodo.
No Lounge, os clientes podem esquentar o bate-papo nos sofás com uma das seis sopas que a casa passou a oferecer nesta estação. O Lounge caprichou na criatividade -há boas opções, como a sopa de mandioquinha com vinho porto e ovas de peixe, a sopa de cevadinha com funghi ou ainda a sopa de lentilhas vermelhas.


Texto Anterior: Estônia mostra seu talento
Próximo Texto: Receitas do Mellão: Os quitutes do major Synésio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.