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São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

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RODAPÉ

Poesia sem preguiça

MANUEL DA COSTA PINTO
COLUNISTA DA FOLHA

A editora Hedra acaba de lançar o selo de poesia "A Preguiça Editorial". Não é fácil compreender a razão desse nome. O release faz uma vaga referência ao bicho-preguiça, associando-o a um suposto "ritmo brasileiro". Mas o leitor que não tiver acesso ao material de imprensa distribuído pela editora dificilmente conseguirá deduzir qual o significado desse título, já que os livros da coleção tampouco trazem explicações (salvo um grafismo no canto da capa que representa o sonolento animal).
De minha parte, associo essa preguiça editorial à "macchina pigra" de Umberto Eco, para quem todo texto é uma máquina preguiçosa que exige que o leitor realize uma série de operações interpretativas, sem as quais seu significado seria parcial, ininteligível ou mesmo equivocado.
A definição do ensaísta italiano vale para todo tipo de texto, mas é especialmente pertinente para a poesia, gênero no qual cada palavra adquire um sentido específico, uma autarcia semântica. E são essas ilhas de significação que observamos nos primeiros volumes do selo: "O Sobrevivente", de Fabrício Corsaletti, "Azul Escuro", de Alexandre Barbosa de Souza, e "Descort", de Dirceu Villa.
Disponho os livros nessa ordem porque assim eles descrevem uma curva ascendente de complexidade (mas não necessariamente de qualidade).
No caso de "O Sobrevivente", as duas partes do livro apontam para uma experiência poética cada vez mais trabalhada. Na primeira seção, Corsaletti adota uma dicção econômica: "A única/ maneira de/ mostrar o osso/ desta/ perna sangrando// é arrancando/ a perna/ comendo-a/ crua", escreve no poema de abertura. E os poemas seguintes se desenvolvem numa série de versos epigramáticos, que lembram o lirismo concentrado e juvenil da chamada "geração mimeógrafo": "A ternura/ como último desdobramento da revolta".
Na segunda parte, contudo, a invenção de Corsaletti se intensifica, com versos feitos a partir de cacos da memória ("Memória dos Dias Comuns") ou num poema como o que dá título ao livro, no qual imagens de animais decompostos ("O polvo repugnante./ O peixe-boi estufado./ O leão-marinho de petróleo./ A vaca sobre a cama de casal.") dão lugar a "epílogos possíveis" que conectam a poesia a uma leveza que sobrevive à viscosidade do real: "O mundo é dos peixes magros./ Das aves migratórias./ Dos homens que cantam".
Em "Azul Escuro", a lapidação do texto é mais exuberante. Alexandre Barbosa de Souza busca correspondências simbolistas entre objetos e estados de espírito. É uma poesia invocativa, com um léxico intencionalmente rebuscado ("Verbete") e que nos melhores momentos tem um ritmo cadenciado que, sem se submeter à rigidez da metrificação tradicional, cria silogismos rimados, extemporâneos na forma e universais no conteúdo: "Embalado na doçura,/ Que não dura seu indício,/ Sacrifício, desventura,/ Criatura só, de início.// Silêncio do que não vi,/ A vida no seu avesso./ Por sorte, que não vivi,/ A morte, que não esqueço." ("Tristeza").
"Descort", finalmente, é o livro mais difícil da primeira leva do selo "A Preguiça Editorial". A profusão de formas vai do poema-piada modernista ao hermetismo, da citação erudita ao "ready made", como no poema "E Mais uma Arte Poética", em que uma sequência de versos metalinguísticos ("A técnica vem em primeiro lugar;/ a precisão em segundo;/ a potência bem mais tarde") é arrematada por uma irônica indicação bibliográfica ("- de um livro sobre/ como jogar tênis").
Dirceu Villa vai semeando armadilhas: cita Laforgue e Corbière; evoca a poesia provençal e o último suspiro de Goethe; escreve versos em francês, latim e grego. Por trás da pomposa erudição, porém, há um espírito satírico que está mais para Baudelaire e Jarry. Uma poesia exigente, que não admite leitores preguiçosos.


O Sobrevivente
    Autor: Fabrício Corsaletti Quanto: R$ 10 (56 págs.)

Azul Escuro
    Autor: Alexandre Barbosa de Souza Quanto: R$ 10 (56 págs.)

Descort
    Autor: Dirceu Villa Quanto: R$ 10 (80 págs.) Editora: Hedra (as três obras)




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