São Paulo, Quinta-feira, 09 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Mongkut, o rei do Sião

de Londres

O rei Mongkut, que ocupou o trono de Sião (o nome Tailândia viria apenas em 1939) durante 17 anos, é conhecido por ter iniciado um processo de abertura do país em relação ao Ocidente.
Durante seu governo (1851-1868), Mongkut introduziu diversos costumes ocidentais na corte, como o aperto de mãos e o uso de camisas, além de estimular a relação diplomática do reino com países europeus.
Falava inglês e francês e tornou-se um grande incentivador do comércio internacional.
O interesse pelo conhecimento da ciência e da tecnologia ocidentais fez com que colecionasse relógios e termômetros nas paredes dos corredores de seu palácio, assim como instalou um observatório nos jardins de sua residência.
A Tailândia, hoje uma monarquia parlamentar, tem no trono um descendente direto de Mongkut, o rei Bhumibol Adulyadej.
Mongkut passou boa parte de sua vida como monge budista, vivendo no interior do país.
Com a morte de seu irmão, o rei Rama 3, Mongkut assumiu o trono do país. Tinha o monarca, então, 47 anos.
Diz a lenda, e confirma o diário de Anna, que seu castelo era habitado pelos 82 filhos que teria tido com suas 35 mulheres. Foi para cuidar dessas crianças e ensiná-las inglês e costumes ocidentais que Mongkut contratou a professora inglesa Anna Leonowens.
Um dos últimos feitos do monarca foi uma expedição organizada em 1868 para assistir um eclipse total do Sol pela Lua numa região no interior do país que ofereceria uma excelente visibilidade do fenômeno.
Mongkut chamou uma equipe de astrônomos franceses e outros cientistas europeus. Um de seus principais objetivos era derrubar a crença popular entre os tailandeses de que o eclipse seria um prenúncio de coisas más.
O rei contraiu malária logo em seguida e morreu semanas depois, no dia de seu aniversário, 18 de outubro.
(SC)

Texto Anterior: Cinema: Filme revive polêmica na Tailândia
Próximo Texto: Obra de 56 era repleta de preconceitos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.