UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O MUNDO DE BACO

Goles de Salta sobressaem pela relação custo-benefício

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

Encostada na cordilheira dos Andes -como praticamente todas as áreas vinícolas da Argentina-, a província de Salta está encravada no canto noroeste do país vizinho. A sua contribuição na produção anual platina é modesta, cerca de 2% do total do 1,3 bilhão de litros que colocam a Argentina como quinto produtor mundial. Mendoza, nesse quesito, continua sendo a campeã.
Mas o clima seco e ensolarado de Salta e seus solos apropriados para o cultivo de videiras têm atraído nos últimos anos investimentos para a região. O grupo francês Pernod-Ricard comprou as Bodegas Etchart (cujos rótulos são velhos conhecidos por aqui), e o igualmente gaulês Michel Rolland, enólogo consultor de dezenas de adegas ao redor do mundo, fundou a sua própria vinícola, San Pedro de Yacochuya, em parceria com sócios locais.
Apenas um punhado de vinícolas, porém, são encontradas ainda por lá. Uma delas, a Michel Torino, acabou de desembarcar no Brasil. Na sua estréia, os tintos e brancos da casa mostram a característica dos vinhos sul-americanos que tem deixado os vinhateiros europeus de cabelo em pé (e as suas vendas para baixo): uma boa relação custo-benefício.
No departamento dos brancos da estreante, há um bom exemplar de uva Torrontes (uma cepa que modela vinhos muito aromáticos em Salta), com perfume intenso frutado-floral marcado por lavanda, corpo médio e bom equilíbrio (84/100, R$ 10,80).
Já a ala dos tintos, conta com série de varietais interessantes, safra 2001, com o rótulo "Coleccion" (todos a R$ 18). Entre eles, há um malbec que mostra boa fruta e taninos redondos (84/ 100), um syrah de aroma agradável que lembra frutas vermelhas e especiaria (84/100) e um tannat (cepa rara na Argentina) encorpado, com boa estrutura e paladar, que combina cerejas e compotas, com uma pincelada de caramelo (86/ 100). Todos os vinhos à venda na Bruck (r. Paula Souza, 204/218, Luz, SP, tel. 0/xx/11/3329-3400).


Texto Anterior: Gastronomia: Austrália festeja vinhos e apresenta pratos em festival
Próximo Texto: Mundo gourmet: Casa Bistrot faz cozinha brasileira com outra cara
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.