São Paulo, segunda, 9 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHO

"Nós éramos cinco filhos, meu irmão Michel e mais três irmãs. Duas delas estavam na Norte América, e a outra, a terceira, foi depois. Estão morando lá na Norte América e no Canadá. Desde o segundo ano da minha chegada aqui, eu mandava cem libras esterlinas para os meus pais, todos os meses. Meu irmão Michel estava no Hauran (região da Síria), já exercia o ofício de dentista; viu que eu mandava tanto dinheiro que, em 1912, ele veio.
Veio aqui em São Paulo, se hospedou na mesma casa onde eu estava hospedado, na casa da tia Labibe, irmã da minha mãe...
Quando cheguei aqui, era uma guerra feroz entre os civilistas como Rui Barbosa e os hermistas, Hermes da Fonseca, entendeu?
Eu estava sentado na mesa do hotel e lá os oradores, cada qual falando, queriam saber que opinião eu tinha. E eu disse para eles: "Eu não sou civilista nem hermista, eu sou libanês'."
²

Trecho do depoimento de José Khoury, no livro "Memórias da Imigração - Libaneses e Sírios em São Paulo", de Lina Saigh Maluf, Betty Loeb Greiber e Vera Cattini Mattar




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.