São Paulo, quarta, 9 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Um banco de bancos de dados

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

² Digamos que você precisa encontrar as especificações de um modelo de avião, ou quer localizar um restaurante em Istambul. Entra num programa de busca, e lá vem aquela série desanimadora de páginas que não existem mais, sites pessoais pouco informativos e notícias velhas.
Às vezes uma busca no AltaVista dá resultados fascinantes, inesperados, muito acima das expectativas. Mas, outras vezes, tudo o que queremos é um bom banco de dados, organizadinho, com informações precisas e confiáveis. Em algum lugar da Web, esse oásis deve existir. Como encontrá-lo?
Todo mundo sabe que nenhum Altavista dá conta da Internet inteira. Estima-se que os programas de busca consigam percorrer cerca de um terço da rede -o que deixa fora do nosso alcance um mundo de informação.
É possível compensar em parte este problema, usando programas como o Metacrawler, que buscam em vários programas -o que um não acha, talvez o outro encontre.
Mas o maior problema dos programas de busca é que eles jamais vão atingir muitos dos melhores sites da Internet: os bancos de dados conectados a ela. Muitos deles são resultado de anos de trabalho, muito anteriores à criação da Web.
Os programas de busca só conseguem "entrar" em páginas com extensão HTML. Bases como o Internet Movie Database ou o International Lyrics Server, porém, têm um volume enorme de conteúdo que fica totalmente fora do alcance do Lycos, Radar UOL, Altavista etc.
Faz tempo que eu procurava um índice que reunisse os melhores bancos de dados da Internet. Com tanto índice e busca na Internet, parecia natural que alguém tivesse se preocupado com isso.
Finalmente descobri o tal banco de bancos de dados -a maioria das coisas que a gente imagina que alguém podia fazer na Web, alguém já fez. O WebData (www.webdata.com) copia a estrutura de diretório do Yahoo, mas lista somente endereços de bases de dados e arquivos de referência.
O conteúdo decepciona -o site foi inaugurado há pouco tempo, e lista relativamente poucos endereços. Mas, se emplacar, vai ser uma bela referência. Tem listagens que vão de restaurantes a telefones, passando por enciclopédias, dicionários, programas de tradução, compras, informações financeiras etc. A área de saúde é uma das mais completas, com bancos de dados sobre Aids, medicina alternativa e muitos outros tópicos.
Os endereços listados no WebData incluem resenhas curtas e uma classificação por estrelinhas. Agora só falta alguém se animar a fazer um WebData com os sites brasileiros...
²
E-mail: netvox@uol.com.br


NOTA
Caras, bocas e cabelos de todo jeito estão no site de Gal Costa, que estréia hoje (www.galcosta.com.br). O site, produzido pela empresa carioca Muiraquitã, sai do arroz-com-feijão das páginas de artistas.
Baseado em uma cuidadosa pesquisa dos arquivos da MPB, traz fotos da cantora ao longo de seus 32 anos de carreira, do visual hippie radical dos anos 60 e 70 à Gal de hoje.
Segundo Eduardo Logullo, responsável pelo texto do site e pela pesquisa de imagem, existem fotos e cartazes raros e inéditos no site. "Um exemplo é o show de Gal com Macalé, em 69, dirigido por Zé Celso. Era um espetáculo ousado, que ficou muito pouco tempo em cartaz." Outro destaque é Gal aos 19 anos, no teatro Vila Velha, no show "Nós, por Exemplo". O site inclui ainda o único texto assinado por Gal Costa que já foi publicado, "Planeta Bahia" (revista "Intervalo", 1967).
Na seção "Contatos Imediatos", Gal aparece com várias personalidades, que vão de presidente argentino Carlos Menem ao travesti Rogéria. A cantora pretende selecionar 50 e-mails por mês para responder. É possível também ouvir no site uma música do último disco de Gal, "Aquele Frevo Axé".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.