São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Próximas séries enfocam cidades

da Reportagem Local

Uma conurbação, um encontro de cidades, está prestes a acontecer na sede de duas grandes editoras brasileiras. Tanto a editora Record quanto a Companhia das Letras preparam, separadamente, coleções em que grandes escritores tratam das cidades em que moram ou nasceram.
Com o nome provisório de "Metrópoles Brasileiras", a série da Record ficará só em território nacional. Com perfil por vezes mais acadêmico, a coleção temseu primeiro pacote confirmado. O economista Carlos Lessa escreve sobre o Rio de Janeiro. O geógrafo Milton Santos, sobre Salvador. Francisco de Oliveira, sociólogo, trata do Recife. O jornalista e escritor José Castello aborda Curitiba. Ronaldo Costa Couto, economista, retrata Brasília. Porto Alegre é tema do escritor Moacyr Scliar.
"São textos muito legíveis, para um público geral, com o sentido de contribuir para a reflexão sobre as cidades no Brasil, que até hoje é uma área paupérrima", explica a editora da Record, Luciana Villas-Boas.
Ela filtrou essa idéia de uma enchente de propostas editorias. "Desde o sucesso de "Plenos Pecados", recebo três sugestões de séries por dia. Cada um quer fazer uma mais maluca", diz Villas-Boas, que ainda guarda segredo sobre uma futura série na área de ficção.
Ficção deve ser o fio condutor da série sobre cidades da Companhia das Letras. Realizado em parceria com a inglesa Bloomsbury, que vai editar a coleção brasileira "Literatura ou Morte" na Inglaterra, o projeto já reúne cerca de 30 escritores.
Entre os brasileiros, já está confirmado o nome de Rubem Fonseca para escrever sobre o Rio de Janeiro. Tomás Eloy Martinez, que também integra a série "Plenos Pecados", será o responsável por Buenos Aires.
A convite da Companhia das Letras, Paul Auster, autor de "Trilogia de Nova York", volta a se debruçar sobre sua cidade natal.
Paris ficará por conta de Edmund White, que recentemente traçou a vida de Marcel Proust para outra coleção, a "Breves Biografias", que está sendo publicada no Brasil pela editora Objetiva. (CEM)


Texto Anterior: "Morte" encomendada agrada a escritores
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.