São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTA DE MAREAR


A exposição "Índios 2000", que abriu em Manaus no final do ano passado, com fotos de Sebastião Salgado, textos do poeta Thiago de Mello e painéis do artista plástico amazonense Cláudio Andrade, está em Belém e daí segue para Salvador, Brasília e Rio. Os paulistas vão ter a sorte de vê-la na semana do descobrimento, a partir de 19 de abril no Centro Cultural da Caixa (pça. da Sé, 111, 4º, Centro).

Ainda dá tempo de se inscrever (até dia 29) para o Simpósio Internacional "Brasil - 500 Anos de Descobertas Literárias", na Universidade de Brasília (simposio@unb.br), de 29 de março a 2 de abril. Os organizadores são ambiciosos: querem o Nobel português José Saramago como conferencista de abertura. Quem faz a conferência magna é o bibliófilo José Mindlin.

Muitos dos sites da Internet sobre o descobrimento estão sem atualização, mas sempre se acha alguma coisa. Um dos melhores, para quem gosta das comemorações, é "O Viajante do Rei" (www.cabral.art.br), sobre a vida do navegador que descobriu o Brasil. Para quem não gosta, o Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br) sempre traz artigos críticos à data e em defesa dos que já estavam aqui antes de Cabral chegar. O site oficial, do governo, ainda está em construção.

E-mail: cynara@folhasp.com.br


Texto Anterior: 500 anos: Programação oficial está indefinida
Próximo Texto: Contardo Calligaris: A Europa apavorada consigo mesma
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.