São Paulo, sábado, 10 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Escritor estréia filme nos EUA em março

DA REPORTAGEM LOCAL

Para retratar uma paisagem inóspita dos EUA, Paul Auster resolveu ir a Sintra, Portugal. Ali, numa casa ampla e interiorana, o norte-americano achou a locação ideal para filmar "The Inner Life of Martin Frost", seu quarto longa-metragem, que será exibido pela primeira vez nos EUA no dia 21 de março, dentro da programação do New Directors Film Festival, promovido pelo MoMA (Nova York).
O filme, que já tinha surgido no meio da trama de "O Livro das Ilusões", agora ganha som e cores numa produção de US$ 3,5 milhões e um elenco de apenas quatro atores.
Martin Frost (David Thewlis), o personagem-título, é um escritor britânico que se retira para descansar depois de terminar seu quarto romance. Acorda, tem a idéia para um novo livro e começa a escrever, quando é surpreendido pela presença de uma bela mulher francesa (Irène Jacob, dos filmes de Kieslowski), que, por fim, atormenta e alimenta sua inspiração.
A partir de então, os dois iniciam um romance convencional, cheio de encontros e desencontros.
No elenco, ainda, está a filha de Auster, Sophie, 20, que já tinha atuado em seu "Lulu on the Bridge" (1998). A trilha sonora é do compositor americano Philip Glass.

Brasil
Paul Auster visitou o Brasil em 2004, quando participou da Festa Literária de Parati, ao lado dos britânicos Ian McEwan e Martin Amis e da mulher, a também escritora Siri Hustvedt. Na ocasião, dividiu uma das mesas mais concorridas do evento com Chico Buarque. "Depois, levei um exemplar de "Budapeste" comigo e adorei o estilo de Chico", disse Auster.
Como diretor do PEN American Center, o norte-americano também convidou o cantor brasileiro para um evento em Nova York, no ano seguinte.
"Queria ler outros novos autores do Brasil, a literatura latino-americana está vivendo uma intensa renovação", disse. (SC)


Texto Anterior: Auster aprisiona culpa entre paredes
Próximo Texto: Jornalista cria fábula autobiográfica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.