São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas boicotam Áustria

da Reportagem Local

Além de perder Friedensreich Hundertwasser no mês passado, a Áustria vem passando por outros problemas na área artística. A razão é política.
Desde que o partido de Joerg Haider -um líder de extrema direita tido como neonazista- chegou ao poder, há cerca de 40 dias, diversos artistas têm protestado.
Alguns dos artistas que vivem fora têm boicotado concertos na Áustria, enquanto os residentes ameaçam deixar o país.
Apesar de não participar diretamente do governo, Joerg Haider deixou a presidência do Partido da Liberdade no fim do mês passado. Foi uma tentativa de diminuir a crise diplomática e as críticas da comunidade internacional.
Haider ficou famoso por defender as políticas de emprego de Adolf Hitler. Ele disse, por exemplo, que o governo de Hitler teve "várias coisas boas".
A ascensão do Partido da Liberdade começou em outubro do ano passado, quando recebeu 27% dos votos nas eleições legislativas, ficando em segundo lugar. A plataforma foi baseada no ataque a imigrantes, que estariam trazendo violência e desemprego.
Após três meses de negociações, o Partido da Liberdade desistiu de tentar um acordo com o Partido Social Democrata, o vencedor das eleições, com 33%.
Haider partiu então para uma coalizão com o terceiro colocado, o Partido Conservador Austríaco. A coalizão assumiu o governo austríaco em 4 de fevereiro.


Texto Anterior: Mostra tem tapetes de Miró
Próximo Texto: Música Erudita: Quinteto faz récita com novidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.