São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Três filmes latinos já estão confirmados no festival deste ano
Obra de Llosa estará em Gramado

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Uma das mais importantes obras literárias do escritor peruano Mario Vargas Llosa, "Pantaleón y las Visitadoras" ("Pantaleón e as Visitadoras"), será um dos filmes na mostra competitiva do 28º Festival de Gramado - Cinema Latino e Brasileiro, que acontece em julho na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul.
Além de "Pantaleón y las Visitadoras", já foram confirmados os filmes "Santitos" (México), de Alejandro Springall, e "Las Profecias de Amanda" (Cuba), de Pastor Vega.
Nenhum filme nacional ainda foi anunciado para o festival, que começa em 31 de julho e termina em 5 de agosto.
O ator homenageado este ano com o tradicional Troféu Oscarito será Paulo José .

Enredo
A adaptação do livro "Pantaleón e as Visitadoras" do escritor peruano Mario Vargas Llosa para o cinema, realizada em 1999, tem direção de Francisco Lombardi.
O enredo é o seguinte: Pantaleón, militar de alta patente do Exército peruano, recebe ordens dos seus superiores para oferecer distração a seus soldados.
Para cumprir a missão, Pantaleón reúne um grupo multinacional de mulheres bonitas, que têm a missão de satisfazer os desejos sexuais da tropa.
Forma-se, então, um verdadeiro bordel clandestino em plena à guerra.

Outros concorrentes
O mexicano "Santitos" (97), dirigido por Alejandro Springall, chega ao Festival de Gramado com grande expectativa.
No filme, a jovem viúva Esperanza Díaz não aceita a morte de sua única filha e busca informações no misticismo, por meio de um santo, que deve dar-lhe um sinal negando o ocorrido.
Quando o santo aparece na sua janela e dá instruções, Esperanza inicia uma viagem a Tijuana, cidade imersa em superstições, forte cultura popular e personagens curiosos.

Cuba
No longa-metragem cubano "Las Profecías de Amanda" (99), dirigido por Pastor Vega, o dom da profecia da protagonista Amanda desperta curiosidade e medo.
Nem todos gostam que alguém demonstre capacidade para conhecer o passado, o presente e o futuro.


Texto Anterior: Quadrinhos: As pequenas e grandes resignações da nossa vida
Próximo Texto: Televisão - Francisco Martins da Costa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.