São Paulo, sexta-feira, 10 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO"

Estréia na direção de Cumming e Leigh ironiza fauna de Hollywood

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

Quando astros hollywoodianos passam à direção, o resultado costuma ser medíocre: histórias convencionais, "mise-en-scène" burocrática e muitas deixas para "solos" de atuação mais teatrais do que propriamente cinematográficos.
"Aniversário de Casamento" é uma bela exceção. Em sua estréia atrás das câmeras, a atriz Jennifer Jason Leigh e o ator Alan Cumming conduzem com leveza uma comédia dramática de costumes ambientada, apropriadamente, nos bastidores de Hollywood.
Os próprios Cumming e Leigh são os protagonistas: Joe, escritor bem-sucedido que vai dirigir seu primeiro filme, e Sally, atriz que já passou seu melhor momento.
Os dois comemoram, em sua envidraçada mansão pós-moderna, o sexto aniversário de casamento. O filme se resume a essa festa, cujos convidados compõem a fauna típica de Hollywood: atores, cineastas, fotógrafos, roteiristas, agentes.
O naturalismo da encenação e a filmagem em vídeo digital, com uma câmera extremamente desinibida e "xereta", dão ao filme um ar quase de reportagem.
A primeira proeza de Leigh e Cumming é dar a impressão de estar registrando um evento em tempo real. A segunda é orquestrar de maneira delicada e sagaz os pequenos dramas e comédias de dezenas de personagens, interpretados, em grande parte, por atores famosos: Kevin Kline, Gwyneth Paltrow, Jennifer Beals, Phoebe Cates etc.
O terceiro acerto é fazer com que a crise do radiante casal de anfitriões vá aparecendo aos poucos, nas brechas das conversas dos outros ou sobre os outros.
A gota d'água dessa crise é a informação de que a jovem beldade Skye Davidson (Gwyneth Paltrow), e não Sally, será a protagonista do filme de Joe.
Um possível ponto fraco do filme é o fato de que o movimento dramático é sempre o mesmo, tanto para os personagens centrais como para os secundários: revela-se primeiro o que cada um tem de mais superficial -sua imagem pública, seus cacoetes cômicos- para depois pôr a nu demônios mais profundos.
Esse processo de desnudamento ganha um impulso decisivo -e hilariante- quando Skye põe na roda comprimidos de ecstasy, mudando o clima da festa e o estilo da narração.
Leigh declarou-se influenciada por Robert Altman, Woody Allen e John Cassavetes. Seu filme se aproxima mais do primeiro: é um cruzamento de "Cerimônia de Casamento" com "O Jogador". Ainda não chegou lá, é claro. Mas é um começo animador.
Aniversário de Casamento


Anniversary Party    
Direção: Alan Cumming e Jennifer Jason Leigh
Produção: EUA, 2001
Com: Alan Cumming, Jennifer Jason Leigh, Jim Isaac
Quando: a partir de hoje nos cines Belas Artes, Jardim Sul, Lumiére e circuito



Texto Anterior: Cinema /Estréia - "Voto Secreto": Babak Payami lança luz sobre fragilidades da política
Próximo Texto: "Eu não Conhecia Tururú": Bolkan faz fantasia cruel e egocêntrica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.