São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÁ E CÁ

Evento terá "Drácula" em formato de radioteatro e releitura de "Alice no País das Maravilhas" com bonecos

Festival foca cultura do Reino Unido com sotaque brasileiro

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma interpretação brasileira para a produção artística britânica aporta em São Paulo e em outras 16 cidades do Estado, além de Maringá e Londrina, até o próximo dia 6. É o Cultura Inglesa Festival, que, em sua décima edição, traz espetáculos de dança e teatro, filmes, shows e mostras.
No front da dramaturgia adulta, os destaques são um texto inédito no Brasil e a releitura de um clássico do terror. A conturbada relação de um homem maduro com uma adolescente é a matéria-prima de "Blackbird", do escocês David Harrower. Já "Drácula", de Bram Stocker, é remontado em versão radioteatral a ser transmitida ao vivo no site www.cultura inglesasp.com.br. Quem quiser também pode assistir à performance in loco.
A programação infantil tem "Alice no País das Maravilhas", com bonecos incorporando os protagonistas de Lewis Carrol, e o quase circo de "Galinhas Aéreas", inspirado em obra exposta na Tate Gallery.
O cinema chega com "Alguma Coisa Assim", curta de Elmir Filho selecionado para a Semana da Crítica de Cannes, evento paralelo ao festival do balneário francês. O filme, baseado num conto de Neil Stewart, acompanha as descobertas de dois adolescentes numa noite paulistana.
Os espetáculos de dança se debruçam sobre o processo criativo do escultor inglês Richard Long, cujas obras são feitas a partir de materiais encontrados na natureza, como galhos e pedras.
Ícones como o ônibus de dois andares e a bandeira do Reino Unido inspiram duas mostras em cartaz no Centro Cultural Britânico, cenário em que o grupo Müvi monta uma instalação sonora no encerramento do festival.
O ingresso para todos os eventos é um livro. Mais informações no site oficial: www.culturainglesasp.com.br.


Texto Anterior: Cartas da Europa: Mulheres, crianças e fantasmas
Próximo Texto: Teatro: "Sozaboy" trata de guerra pela cultura africana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.