UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Perigo nas Montanhas
Record, 14h.
(White Wolves - A Cry in the Wild 2). EUA, 93, 90 min. Direção: Catherine Cyran. Com Amy Dolenz, Mark Paul Gosselaar. Cinco adolescentes em excursão à montanha exploram e convivem com a natureza. Até que um acidente transforma a diversão num duro teste. "Amargo Pesadelo", enfim.

Férias Radicais
SBT, 15h15.
(Summertime Switch). EUA, 94, 90 min. Direção: Alan Metter. Com Rider Strong, Jason Weaver. Um garoto rico e outro pobre (e negro) invertem seus papéis durante as férias. Dos mal-entendidos que a situação provoca, vem a comédia. Aparentemente, na cola de "Trocando as Bolas", de John Landis. Só que Metter é diretor de bem outra estirpe. Pouco a esperar.

Curtindo a Vida Adoidado
Globo, 15h45.
(Ferris Bueller's Day Off). EUA, 86, 109 min. Direção: John Hughes. Com Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara. Estudantes matam aula para ter um dia inesquecível, numa Ferrari, passeando por Chicago. Broderick puxa essa mistura de comédia e aventura que garante a matinê.

O Sócio
Record, 21h.
(The Associate). EUA, 96, 112 min. Direção: Donald Petrie. Com Whoopi Goldberg, Dianne Wiest. Passada para trás em Wall Street por ser mulher, Goldberg resolve abrir sua própria empresa. Mas as coisas só melhoram quando ela inventa um sócio homem. Melhoram, porém se complicam. A Whoopi de sempre.

Dez Coisas que eu Odeio em Você
SBT, 22h30.
(10 Things I Hate About You). EUA, 99, 97 min. Direção: Gil Junger. Com Heath Ledger, Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik. Novato (Gordon-Levitt) em uma escola apaixona-se pela garota mais cobiçada do pedaço (Oleynik). Para seu azar, a moça tem um pai que possui um rígido código: ela só pode namorar se a irmã mais velha (Stiles), uma intelectual que não dá bola para os rapazes, também estiver namorando. Picaretagens surgirão a partir daí nessa versão adolescente para "A Megera Domada", de Shakespeare.

Intercine
Globo, 1h30.
Os indicados para a quinta são "O Fogo da Paixão" (93, de Glenn Gordon Caron, com Debra Winger, Dennis Quaid) e "A Górgona" (Inglaterra, 64, de Terence Fisher, com Peter Cushing, Christopher Lee).

Dez Minutos para Morrer
Globo, 3h30.
(Ten to Midnight). EUA, 83, 103 min. Direção: J. Lee Thompson. Com Charles Bronson, Lisa Eilbacher. Depois de ver um assassino libertado pela Justiça, Bronson faz o que faz de hábito, em suas associações com Thompson: justiça pelas próprias mãos. (IA)

TV PAGA

Italianas deslocadas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O ciclo de Sophia Loren está terminando, e nem falamos dela. É em parte porque as atrizes italianas parecem meio deslocadas em Hollywood, mesmo uma ganhadora de Oscar.
Parece que se faz um enorme esforço para buscar uma personagem para ela, como em "Orgulho e Paixão" (Telecine Classic, 22h), que recua até as guerras napoleônicas apenas para que Sophia possa ser disputada por Cary Grant e Frank Sinatra. E aí a colocam ao lado de dois figurões. E ela acaba mais deslocada ainda.
Moral da história: atrizes italianas circulam com desenvoltura pela Eurolândia, mas passam por Hollywood de modo sempre um tanto melancólico, chamem-se Loren, Magnani ou Cardinale. Exceção: Gina Lollobrigida, que parece deslocada em qualquer lugar.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! MST é: Meu Salário Terminou!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.