São Paulo, sexta-feira, 10 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cena local tenta se integrar ao pop nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Membro de uma leva anterior de migrantes da cultura paraibana, Totonho já não tem ligação com a atual cena musical local. Mas o pop de João Pessoa -e mesmo do sertão do Estado- vive fase de efervescência. A história se repete, e várias bandas já começam a escapar para o Sudeste (leia quadro à direita).
Estabelecida há três meses em São Paulo, a banda Flávio C (ex-Flávio Cavalcanti) já vai se acostumando aos modos das grandes gravadoras. Contratada pela Virgin, lançou single, mas foi limada antes da publicação do primeiro disco cheio, "Seguindo a Rede Elétrica", que agora deve sair pelo selo Arsenal (de Rick Bonadio), sob as asas da Abril Music.
"O disco estava pronto para sair pela Virgin desde setembro de 2000. Como Rick Bonadio saiu da gravadora, fomos com ele. E aproveitamos para gravar, há uma semana, quatro novas faixas", conta o vocalista e guitarrista Edy, 28.
Edy define sua banda: "É pop-rock com muita guitarra e um "punch" que vem do punk. Nunca navegamos na praia do regionalismo, começamos com o objetivo de revisar os anos 80. Fazíamos covers de Ira!, Detrito Federal, Metrô".
Sobre a cena paraibana, ele diz: "Começamos com uma intenção irônica, porque João Pessoa era só hardcore e heavy metal. Fomos colocar algo de Kid Abelha ali, isso abriu um pouco o leque".
Apresentando-se amanhã no Rio, no Free Jazz Project, o grupo Pau de Dá em Doido, uma versão agreste e hardcore do mangue beat, também já prepara sua mudança para São Paulo.
Não é o caso de todos os artistas. As bandas Cabruêra e Tocaia, de perfil que funde regionalismo, rock à anos 70 e informações instrumentais pescadas de Hermeto Pascoal, lançaram neste ano, localmente e de forma independente, CDs de produção caprichada e alta inspiração musical.
O do Cabruêra já despertou atenção no Rio e deve ser distribuído nacionalmente pelo selo carioca Nikita. (PAS)



Texto Anterior: Disco/crítica: Exclusão orienta álbum
Próximo Texto: Realidade de última geração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.