São Paulo, sábado, 10 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhos têm o diabo como peça principal

DE PARIS

O diabo, mais do que o mágico, é o personagem-chave da exposição "Méliès -Magia e Cinema". Ele aparece em desenhos e fotos, mas sobretudo nos filmes, encarnado pelo próprio diretor: "Fausto nos Infernos" (1903), "O Diabo Negro" (1905), "Satã na Prisão" (1907)...
O diabo de Méliès é elegante, brincalhão e cheio de poderes. Ele entra em cena para perturbar a vida comum e alterar todas as regras lógicas do espaço e do tempo. Exatamente como fez o diretor com seus filmes, que liberaram pioneiramente a fantasia no cinema.
A exposição inteira é como a ante-sala de um reino fantástico e de prefigurações, que culmina na projeção dos filmes, em várias saletas. A atividade de Méliès como mágico no teatro Robert-Houdin é a etapa inicial da exposição. O visitante descobre os instrumentos, números e truques do palco que estão na origem das histórias e trucagens de seu cinema. E vê que Méliès não adaptou simplesmente as mágicas, filmando-as como num teatro: ele as recriou com os recursos do cinematógrafo.
Sua criação é minuciosa e sofisticada. Para as grandes produções, ele desenhou as principais cenas, inventando o "storyboard".
Das telas de fundo pintadas, passou à construção de cenários detalhados, máscaras e monstros mecânicos de grande porte, inaugurando o cinema de ficção científica e as superproduções fantásticas. Num conjunto de filmes políticos sobre o caso Dreyfus, fundou o filme seriado.
A exposição termina com uma foto gigante de Méliès em sua lojinha de brinquedos, na estação de Montparnasse, empobrecido, depois de ter gasto toda a sua fortuna para criar a primeira grande obra da imaginação no cinema. (ALN)


Méliès - Magia e Cinema.
Exposição. Onde: Espaço Electra (6, rue Récamier, Metrô Sèvres-Babylone); das 12h às 19h, até 1º/ 9. Entrada franca.



Méliès - Magie et Cinéma.
Catálogo. Ed. Paris Musée/ Fondation Electricité de France. Org. de Jacques Malthête e Laurent Mannoni. Quanto: 39 euros (282 págs.). Onde encomendar: www.livrariafrancesa.com.br



Texto Anterior: Memória: Paris vê magia cinematográfica de Méliès
Próximo Texto: Festivais dão início ao "superagosto" de Edimburgo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.