São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ILUSTRAÇÕES

Instituto Cervantes do Rio reúne 102 obras

Exposição reflete Dom Quixote "digno"

DA SUCURSAL DO RIO

Dom Quixote se tornará quatrocentão em 2005, mas as comemorações já começaram. Hoje, o Instituto Cervantes do Rio abre, no Centro Cultural da Justiça Federal, a exposição "Quixote Ilustrado", com 102 estampas da história do cavaleiro. Todas as ilustrações são de edições do livro de Miguel de Cervantes feitas entre 1771 e 1819. Nesse período, editoras espanholas se dedicaram a produzir volumes com o romance.
"As edições antes eram caricaturais. Resolveu-se, então, dar um olhar espanhol, para conferir dignidade a Quixote", diz Carla Branca, coordenadora cultural do instituto. O acúmulo de edições está ligado a um grande momento das gráficas espanholas -as ilustrações têm o processo de talha doce.


QUIXOTE ILUSTRADO. Onde: Centro Cultural da Justiça Federal (av. Rio Branco, 241, Rio, tel. 0/xx/21/3212-2550). Quando: de ter. a dom., das 12h às 19h; até 9/9. Quanto: grátis.


Texto Anterior: Artes plásticas: Obras provocam "deslocamento do olhar"
Próximo Texto: Cinema: Filme mostra amor por trás da câmera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.