São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinha da Índia é o tema do próximo volume da coleção

Exemplar da série "Cozinha País a País" chega às bancas no outro domingo

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A multifacetada culinária indiana é o tema do sétimo volume da série "Cozinha País a País", que chega às bancas no próximo domingo. A coleção, publicada originalmente pelo jornal espanhol "El País", abarca 20 livros de capa dura.
"São mil países em um. Cada região tem uma língua, uma culinária e uma cultura diferentes", afirma Lakhi Daswani, proprietário do restaurante paulistano Tandoor.
O capítulo "Aromas e sabores" ensina a arte que consiste em misturar condimentos, ervas e plantas aromáticas para fazer o masala (como os indianos chamam o curry em pó), o tandoori e o panch, além de molhos como chutney e panir (uma mistura entre o queijo frescal e a coalhada).
As samosas, pastéis de massa crocante encontrados em restaurantes típicos, abrem a extensa seção dedicada às entradas. Sopas, ensopados de batata ou grão-de-bico, receitas de arroz e muitos legumes formam um mosaico de pratos de diversas regiões da Índia. "Em Bengala e Bombaim, come-se muito peixe. No sul, faz muito calor, então a maioria é vegetariana. No norte, come-se mais carneiro e frango", diz Daswani.
As receitas de peixes e frutos do mar têm indicação geográfica, como o marisco à moda de Goa. Entre as carnes, o cordeiro é o grande astro, mas também há frango, porco e carne bovina.
Em geral, as sobremesas são feitas com frutas, mas há doces à base de laticínios, como o iogurte com açafrão.


Texto Anterior: Crítica/"Brutalidade": Franco, drama retrata as prisões nos EUA
Próximo Texto: Bia Abramo: "Nossos" atores vencerão nos EUA?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.