São Paulo, quarta, 10 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Lycos quer patentear sua "aranha"

MARIA ERCILIA
do Universo Online

O Lycos, que anda meio esquecidinho, é a mãe de todas as "aranhas" da Web. Nos idos de 93, era a única salvação de quem queria caçar alguma coisa na rede.
Depois foram surgindo outras, como o Infoseek, o HotBot, o Excite e o Altavista, todas inspiradas nele. Acabaram ofuscando o original.
Pois hoje o Lycos, que começou como uma experiência de faculdade, é a Lycos Inc.. Requereu patente do seu sistema de busca, que deve ser concedida em três ou quatro meses.
A Lycos já avisou que vai querer cobrar direitos autorais de todas as "aranhas-filhas" da Web. Até o Yahoo, que não tem nada a ver com a história, mas é parceiro do Altavista, está na mira da Lycos.
Todos esses programas de busca operam do mesmo jeito: são "soltos" na Web periodicamente e vão seguindo links, como uma aranha pelos fios da teia. Uma página leva a outra, que leva a outra e assim por diante.
Mas eles não são cópias exatas do Lycos. Cada um usa seu próprio método, devidamente patenteado. A Lycos quis ir mais longe e patentear o princípio da coisa, a sua idéia original de fazer um programa caminhar pela Web e reproduzir as páginas num banco de dados.
"Look and feel"
Lembra um processo que a Apple moveu contra a Microsoft. Ficou famoso como o processo do "look and feel".
A queixa da Apple era que o Windows da Microsoft copiava a aparência (o "look and feel") do seu sistema operacional, mesmo sendo construído de forma diferente.
Perdeu, claro. O processo se encerrou não faz muito tempo.
GIF
Outra que quis ganhar dinheiro fácil com uma idéia que ficou popular foi a CompuServe. Em 95, ameaçou querer tornar o formato GIF sua propriedade.
Era o começo do estouro da Internet. A CompuServe tinha feito o GIF como um formato livre, para quem usava seu serviço on-line e para quem mais quisesse.
De repente, todo mundo estava usando o GIF (que ainda é o formato de imagem mais comum da Web). A CompuServe quis ganhar dinheiro fácil em cima -mas acabou recuando, porque pegou muito mal e ia ser péssimo para a sua imagem.
A história do GIF acabou dando um fruto interessante: o PNG (pronuncia-se ping), uma evolução do GIF que tem inúmeras vantagens em relação a ele, mas ainda não "colou". Novas versões do Netscape e do Explorer devem ser compatíveis com o PNG.
O PNG foi uma reação rápida da Internet à ameaça do GIF se tornar pago. Em pouquíssimo tempo, o novo formato foi esboçado, mas acabou não sendo mais tão necessário.
Peter Drucker costuma dizer que os pioneiros de uma indústria nunca são os mais bem-sucedidos -quem se dá melhor são os seguidores, os que vêm logo atrás, na segunda onda.
Tanto o Lycos quanto a CompuServe e a Apple pagaram o preço do pioneirismo.
O Lycos foi uma tremenda invenção, a CompuServe foi a avó de todos os serviços on-line e a Apple foi mesmo descaradamente copiada pela Microsoft. Tanto que o Windows só chegou a se equiparar ao MacOS na sua versão 95.
Mas os donos dessas idéias não lucraram tanto quanto podiam com elas. Chegaram cedo demais. Daí as queixas e patentes frustradas. É duro mesmo...


INTERNET 2

Segundo informa Ivan Moura Campos, do Comitê Gestor da Internet, o número de hosts (computadores com endereço na Internet) do Brasil aumentou de 77.148 para 110.724 entre janeiro e julho deste ano. Houve um crescimento de 500% na Internet brasileira nos últimos 18 meses. O Comitê Gestor divulgou que universidades e institutos de pesquisa brasileiros vão ter uma conexão com a Internet 2, uma rede bem mais veloz que a Internet, desenvolvida nos EUA para a comunidade acadêmica.


ZINE DE GAROTAS TEM HUMOR E ZOEIRA

O zine gURL (www.gURL.com), simplesinho, quase precário, é um veterano: tem mais de um ano e meio na Web. Humor básico e honesto -só zoeira, entre resenhas semi-sérias de livros e profundas discussões culturais sobre seios


ARMA SECRETA

The Smoking Gun (www.thesmokinggun.com) tem a pretensão de trazer ao leitor histórias que nunca chegaram à imprensa tradicional. Entre os casos está o de dois homens que roubaram fotos de Elle McPherson nua e tentaram chantageá-la. Há também a história de que Jack Nicholson contratou uma prostituta e não quis pagar, alegando que podia transar com qualquer mulher de graça. Todas as histórias vêm acompanhadas de supostos documentos oficiais. Como o B.O. de McPherson e a queixa da prostituta contra Nicholson.

E-mail: netvox@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.