São Paulo, sábado, 10 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
SBT, 13h30. (Alice in Wonderland). EUA, 1951, 75 min. Direção: Clyde Geronimi, Hamilton Luske, Wilfred Jackson. Versão Walt Disney do clássico poema de Lewis Carrol, sobre as aventuras mirabolantes da menina Alice. Um filme estranho: mesmo um tanto vulgarizada, Alice será sempre um personagem insubstituível. A música é encantadora para o público (infantil). Algumas sequências são notáveis. A animação é de primeira. O conjunto, porém, é meio travado.

URSINHOS CARINHOSOS 2
SBT, 13h30.
(Care Bears 2 - New Generation). EUA, 1987, 76 min. Direção: Dale Schott. Casal de ursinhos deixa seu reino, vem à Terra e ajuda uma menininha que está perdida numa floresta. A saga dos ursinhos carinhosos é tão doce que só de chegar perto mela. Babá eletrônica. Inédito.

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA
Bandeirantes, 21h30.
(Journey to the Center of the Earth). EUA, 1959, 129 min. Direção: Henry Levin. Com James Mason, Pat Boone, Arlene Dahl. Com a ajuda de um aluno (Boone), o professor Lidenbrock (Mason) prepara viagem ao centro da Terra. As descobertas serão e muitas e, não raro, terríveis (pululam monstros pré-históricos). Adaptação do livro de Jules Verne, por Charles Brackett, em filme muito bem produzido.

O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE
Cultura, 22h30.
(L'Armata Brancaleone). Itália, 1965, 90 min. Direção: Mario Monicelli. Com Vittorio Gassman, Gian Maria Volonté, Catherine Spaak, Barbara Steele. Brancaleone é o cavaleiro atrapalhado, que junta um exército de maltrapilhos e ruma até um reino, cujo título de propriedade foi roubado. Comédia picaresca admirável, a partir dos costumes medievais (cavaleiros, cruzados etc.) e suas supostas formalidades, transpostos para o avacalhado universo italiano. Obra-prima de Monicelli. Legendado.

O PERFUME DE EMMANUELLE
Bandeirantes, 23h30.
(Emmanuelle's Perfume). França, 1992, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Walerstein. Agora meio na decadência física, Emmanuelle trata de aproximar amantes (no caso, um amigo escritor em crise, que quer conquistar uma garota). Inédito.

TCHAU AMOR CNT/Gazeta, 0h.
Brasil, 1983, 90 min. Direção: Jean Garrett. Com Antônio Fagundes, Angelina Muniz. Radialista decadente e depressivo (Fagundes) topa com jovem motoqueira e rica (Muniz) bem quando pretende suicidar-se. Daí ao amor e à reabilitação do radialista junto ao público, é um pulo. Caracterização às vezes um tanto ingênua, mas Garrett mostra talento.

O VÔO DO INOCENTE
SBT, 0h40.
(Flight of the Innocent). EUA, 1992, 105 min. Direção: Carlo Carlei. Com Manuel Colao, Frederico Pacifici e Sal Borgese. Depois de presenciar a chacina de sua família, o garoto Vito, de 10 anos, sai em fuga de uma gangue de sequestradores. Confuso, sinistro e mau levado.

DORMINDO COM O INIMIGO
Globo, 2h20.
(Sleeping with the Enemy). EUA, 1991. Direção: Joseph Ruben. Com Julia Roberts, Patric Bergin e Kevin Anderson. Jovem se apaixona por homem bonito, envolvente e rico. Formam um casal perfeito até ela perceber que ele é maníaco obsessivo. Desesperada, ela foge, mas não consegue se livrar do "mala". Thriller batidão, mas que vale uma zapeada por Julia.

PRAZER SELVAGEM
Bandeirantes, 2h30.
(Depraved). EUA, 1996, 99 min. Direção: Rogelio A. Lobato. Com Seidy Lopez, Mario Lopez. O delicado título original ("Depravada") dá conta das profundas intenções do filme, que gira em torno de garota que só se excita sexualmente em situações de perigo (tipo estupro).

O INQUILINO
SBT, 2h40.
(The Tenant). França/EUA, 1976, 125 min. Direção: Roman Polanski. Com Isabelle Adjani, Melvyn Douglas e Jo Van Fleet. Homem recatado aluga um quarto em um prédio muito estranho. O quarto pertencia a Simone, uma jovem dinâmica que inexplicavelmante se suicidou. Com esse "climão", o novo inquilino passa a assumir alguns dos hábitos dela. Filme perturbador e arrebatador.

TRAMA MACABRA
SBT, 5h.
(Family Plot). EUA, 1976, 119 min. Direção: Alfred Hitchcock. Com Karen Black, Bruce Dern, Barbara Harris. O último filme de Hitchcock não é um de seus maiores, mas a presença de uma falsa vidente, cujas adivinhações revelam-se menos falsas do que se poderia esperar e imiscuem-se em trama de roubo de jóias, é um achado digno do grande diretor. A ver, sempre.

TV PAGA
4 décadas em um dia

da Redação

Bela sequência do festival de filmes brasileiros. O Bravo Brasil entra com "Marvada Carne" (14h), de André Klotzel, estréia mais que animadora, num filme representativo dos anos 80. Mais tarde, é a vez de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (21h), talvez o principal Glauber Rocha, de 64.
O Canal Brasil mostra duas obras de Carlos Reichenbach. "A Ilha dos Prazeres Proibidos" (22h30), dos anos 70, une cinema popular e repertório culto, numa falsa pornochanchada de sucesso. "Alma Corsária" (0h30) é um filme íntimo dos 90 sobre a amizade, feito para um mercado inexistente.
São quatro décadas, ao todo -dos 60 aos 90- e quatro momentos significativos dos caminhos do cinema brasileiro. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.