São Paulo, Quarta-feira, 10 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CICLO
Centro Cultural SP recebe evento Semanas de Dança, que vai até o final do mês com preços populares
Tem Balé da Cidade grátis na cidade

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

Apresentações gratuitas do Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) inauguram hoje o evento Semanas de Dança, no Centro Cultural São Paulo.
Depois da temporada do BCSP, até domingo, a programação continua a preços populares, com espetáculos da Cia. Municipal de Danças de Caxias do Sul (RS) e do grupo Nova Dança 4 (SP).
"Forró for All", que o BCSP estreou mês passado no Teatro Municipal de São Paulo, é uma coreografia de Ana Mondini, inspirada na obra musical do compositor Luiz Gonzaga.
Inicialmente criado em 1994 para o extinto grupo República da Dança, "Forró for All" associa na trilha sonora as canções de Gonzaga a arranjos de Jether Garotti Jr.. Em cena, o acordeonista Toninho Ferraguti interpreta músicas ao vivo.
Na segunda etapa de sua programação, o Semanas de Dança traz para São Paulo a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, grupo gaúcho formado ano passado e que apresenta o espetáculo "OM - A Unidade dos Mitos da Criação", de Mário Nascimento.
Com o objetivo de ser uma companhia de repertório, capaz de interpretar criações de diferentes autores, o grupo de Caxias do Sul tem direção artística da coreógrafa e bailarina Sigrid Nora.
Recém-criado pelo paulista Mário Nascimento, "OM" se inspira no conceito que relaciona as substâncias materiais às vibrações de alta frequência.
"O OM é uma vibração universal física e sonora, provável causa de toda matéria e sua essência. O espetáculo pretende dizer que a vida humana é resultado de uma energia, ou de um fenômeno físico de natureza vibratória."
Invocando mitos e mistérios do homem, a coreografia de "OM" se fundamenta no som e sua trilha musical inclui mantras tibetanos, vozes e músicas religiosas de povos indígenas, além de ruídos da cidade, rock pesado, tambores japoneses e o próprio corpo como fonte sonora.
"OM é o uso do som para alcançar poder, harmonia e união com a divindade", diz Nascimento.
No encerramento do Semanas de Dança, a Cia. Nova Dança 4 estréia "Acordei Pensando em Bombas...", que tem direção de Cristiane Paoli Quito e preparação corporal de Tica Lemos.
Produto de trabalhos experimentais desenvolvidos a partir de 1996 no Estúdio Nova Dança, a companhia centraliza suas pesquisas na improvisação.
"Como instrumento técnico, a improvisação capta o estado e a percepção do momento, produzindo estruturas coreográficas imponderáveis. Ao reconher as decisões dos improvisadores, o espectador passa a ser cúmplice na criação", justifica o grupo.
Em "Acordei Pensando em Bombas...", a Cia. Nova Dança 4 elege como tema as situações por vezes ridículas que a vida cotidiana impõe. "Com humor e às vezes dor, procuramos subverter uma ordem, compartilhar pensamentos e sensações, falar de um país, falar urgentemente da vida."
Além de Tica Lemos, o elenco da Cia. Nova Dança 4 reúne Christian Duarte, Alex Ratton Sanchez, Cristiano Karnas e Lívia Seixas.


Texto Anterior: Televisão: Vila Madaloca é só recheio na novela "Vida Madalena"
Próximo Texto: Show - tributo: Artistas lembram Marighela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.