São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UPLOAD

Festival revela urgência de renovação

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Se há conclusões a serem tiradas da segunda edição do Upload, festival independente que juntou 15 bandas no Sesc Pompéia, em São Paulo, duas delas são: o (bom) rock feito no Brasil respira e vive muito bem, mas pouca gente sabe disso; Forgotten Boys é, hoje, a melhor banda do gênero deste país.
Entre quinta e sábado passados, cerca de 650 pessoas viram uma amostra de quão urgente é a necessidade de renovação no pop nacional encenada a partir de grupos como Objeto Amarelo, Valv, Pipodélica e tantos outros que não estavam presentes no evento.
Havia neste Upload gente acostumada às rádios e à MTV, como Mulheres Negras -de André Abujamra e Maurício Pereira-, Los Hermanos e a "gangue" hip hop/ dub Instituto.
Mas o que importava ali, era que o novo rock -realidade lá fora- toma corpo aqui no Brasil numa efervescência talvez jamais vista; é impressionante como estão pipocando boas bandas pelo circuito independente nacional.
São bandas como o trio Los Pirata, que abriu o festival. Surf music cantada em espanhol, em que uma microbateria fica bem à frente do palco. Apesar de ser melhor, tão pop e acessível quanto 99% do que se ouve nas rádios, Los Pirata não tem gravadora.
Nem tão acessíveis assim, Objeto Amarelo e Valv fizeram shows extremamente competentes. O primeiro, de São Paulo, faz um punk linear, alto e distorcido, semelhante a bandas "no wave", como Sonic Youth. O segundo, de Minas, ecoou no palco do Sesc o que o Mogwai apronta na Escócia: alternância entre momentos calmos com barulhos altíssimos.
Na sexta, chamou a atenção um acidente com a banda Cachorro Grande: o vocalista Beto Bruno recebeu uma "guitarrada" na cabeça e passou o final do show sangrando muito. Levou oito pontos. A paulista Pullovers, Cidadão Instigado, do Ceará, a curitibana Svetlana e Pipodélica, de Florianópolis, foram outros que ratificaram a boa fase da cena independente do país.
No sábado, último dia de festival, aconteceu o melhor show, praticado pela banda paulista Forgotten Boys. Eles são um trio, fazem rock clássico, pesado e alto. Lembra New York Dolls, Stones, Stooges. Em seu show, e especialmente em duas músicas, "So So" e "Cumm On", fazem as pessoas pularem, cantarem e, ao final, sorrirem satisfeitas.


Texto Anterior: Música: Bidê ou Balde faz do pop um esconderijo
Próximo Texto: Teatro: Autor inglês desmistifica a infidelidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.