São Paulo, sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ANTES DO PÔR-DO-SOL"

Paris e as pessoas se movimentam em filme digno da vida

CLAUDIO SZYNKIER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Richard Linklater sampleia Eric Rohmer com devoção. Talvez por isso "Antes do Pôr-do-Sol" seja do tamanho da vida. É a retomada de "Antes do Amanhecer", de 95: Julie Delpy e Ethan Hawke, após um dia em Viena, tinham de se separar. Aqui, se reencontram, em Paris. Passeiam amistosamente, mas o avião dele parte logo e começa a ficar muito bom estar junto de novo.
Diriam: como em Rohmer, fala-se muito, o filme se faz no ritmo da conversa. Mas como Linklater vai capturar a vida? Montando com os personagens um jogo de camuflagem e de proteção de intenções: cultivam juntos o cinema como lugar das aparências. Para começar, a câmera suave, em batimento cool jazz, omite uma construção cênica rígida. E Linklater disfarça o filme nas palavras, que são, antes, acessórios do que interessa, as imagens.
E uma imagem forte é Paris. É que história e tempo são as bases do filme. O conceito de "história", essa coisa vagarosa e grandiosa, age graficamente na cidade, museu vivo de ideais e aventuras. Mas ela, artefato do envelhecimento, age também nos personagens. Os traços estão mais duros e secos. Não dois "simples" personagens: muito mais, Julie e Ethan mesmo, amadurecidos e sugados pelo universo de "ilusão histórica" que Linklater cria.
E o filme evolui em tempo real: idioma com o qual os movimentos, parisiense e dos dois personagens -cidade e pessoas em trânsito, pela vida inclusive-, se orquestram. O cotidiano de Paris de fim de tarde, com o lirismo de seus jardins e itinerários turísticos, corteja e transporta os dois. Também informa sua urgência, sentimento que está no ar e cresce como pacto velado em nome de passar juntos o tempo possível.
Julie e Ethan vão carteando com cautela, trocando de fantasias. Bailando titubeantes entre os desajeitados sinais dessa dança banal, o flerte. Todos aqui manuseiam, querendo ser descobertos, as pistas falsas.


Antes do Pôr-do-Sol
Before Sunset
    
Direção: Richard Linklater
Produção: EUA, 2004
Com: Ethan Hawke, Julie Delpy
Quando: a partir de hoje nos cines Bristol, Cineclube DirecTV, Espaço Unibanco, Frei Caneca Unibanco Arteplex, HSBC Belas Artes e Kinoplex Itaim



Texto Anterior: Crítica: Filme revela capacidade do cinema de substituir a vida
Próximo Texto: "Cleópatra": "Road movie" argentino é manual de auto-ajuda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.