São Paulo, sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-guitarrista do Pantera é morto no palco

DA REDAÇÃO

O guitarrista de heavy metal "Dimebag" Darrell Abbott, 38, ex-membro do Pantera, banda que fez sucesso nos anos 90, foi morto anteontem durante um show de sua nova banda, a Damageplan, na cidade de Columbus, em Ohio, nos Estados Unidos.
Segundo uma testemunha, o Damageplan havia começado a tocar a sua primeira música na casa noturna Alrosa Villa quando um homem disparou em Abbott quatro ou cinco vezes à queima-roupa. Depois, o atirador abriu fogo contra a platéia, matando mais três pessoas, até ser morto pela polícia, segundo relato de testemunhas e das autoridades.
A porta-voz da polícia, Sherry Mercurio, confirmou a morte de Abbott e de dois homens na casa dos 20 anos. Um terceiro homem ainda não havia sido identificado.
Mercurio afirmou que o atirador era Nathan Gale, 25, de Marysville, uma cidade que fica a 40 quilômetros a noroeste de Columbus. A polícia ainda não tem pistas do que pode ter motivado o crime, nem sabe se Gale tinha alguma ligação com a banda.
Abbott, 38, era um dos mais importantes guitarristas de metal e tocava com seu irmão, o baterista Vinnie Paul Abbott, também ex-Pantera, na Damageplan.
Os irmãos Abbott foram os produtores do álbum de estréia do Damageplan, "New Found Power", lançado em fevereiro deste ano. Outros membros da banda são o vocalista Patrick Lachman e o baixista Bob Zilla.
Em entrevista a um jornal de Dallas em outubro, Vinnie afirmou que o Damageplan leva em frente a tradição do Pantera. "Nós tocamos algumas músicas do Pantera. Como eu o Dime as escrevemos, nós achamos que temos o direito de tocá-las, mas o foco é no Damageplan", disse.
"Levou um tempo para que os fãs do Pantera aceitassem isso. Nós sabíamos que seria assim. A mudança é algo que as pessoas têm dificuldades de aceitar", disse ao jornal.
O Pantera era famoso por seu som rápido e agressivo e gravou uma série de álbuns na década de 90, atingindo um grande público.
Seu terceiro disco, "Far Beyond Driven", alcançou o primeiro lugar nas paradas de sucesso em 1994, surpreendendo críticos.
Outros álbuns de sucesso foram "The Great Southern Trendkill" e "Reinventing the Steel". Uma das músicas compostas pelo grupo se tornou símbolo do time de hóquei Dallas Stars em 1999.
A banda foi indicada ao Grammy por melhor performance de heavy metal em 1995, pela música "I'm Broken, e, em 2001, por "Revolution Is My Name".
Uma curiosidade: o tiroteio que matou "Dimebag" Abbott ocorreu exatamente 24 anos depois do assassinato de John Lennon, morto a tiros por um fã louco ao sair de seu apartamento em Nova York.
Dezenas de mensagens foram postadas no site da banda de Dallas depois do tiroteio. Uma das mensagens dizia: "Este é o pior dia da história do metal".
Na manhã de quinta, uma dúzia de rosas amarelas, ainda embrulhas em plástico, foi deixada na porta do Alrosa Villa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Música: Norah Jones celebra as belezas da vida comum
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: O grito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.