São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005 |
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"O AVIADOR" Scorsese diz que escolheu filmar a vida de Hughes por ele ter sido pioneiro e que no Oscar "é tudo vaidade" "Minhas horas mais felizes são sozinho"
DA CALIFÓRNIA
POR QUE HUGHES - "Meu interesse sempre foi o personagem que ele se tornou. Gosto de como o roteirista lidou com isso; ele não tenta contar a história toda, só os seus primeiros 30 anos, mas justamente os de formação, em que ele é um verdadeiro pioneiro em Hollywood e na aviação norte-americana. Há uma metáfora aí. O Oeste já havia sido conquistado, mas você não podia ir além da Califórnia. Depois dela, vinha o oceano e o Oriente. E ele pressionou em ambas as frentes para que conseguíssemos ir além. Em Hollywood, no campo da imaginação -antes e depois dele, ninguém mais colocou 40 aviões de verdade no céu para fazer uma tomada, como fez em "Hell's Angels", em 1930! Quatro homens morreram nas filmagens. E muitos eram ex-pilotos da Primeira Guerra. Ele criou um show quase como o das disputas dos cavaleiros na Idade Média ou dos gladiadores no Coliseu. Já na aviação, inovou no campo tecnológico. Foi o primeiro bilionário americano, então tinha a idéia de construir o futuro do país, porque tinha todo o dinheiro do mundo. É reveladora da personalidade sua frase: "Para mim o importante é o futuro'". PRODUTOR X DIRETOR - "Há essa polêmica sobre quem deve receber o Oscar se "Aviador" ganhar melhor filme: o produtor, como é praxe, ou o diretor. É curioso. Só fiz este filme porque meu interesse inicial era o período em que D.W. Griffith era produtor e diretor, na época do sistema de estúdio, em que o produtor era o autor, num certo sentido. O diretor como autor só apareceu com os críticos da nouvelle vague francesa, nos anos 50. Era essa a transição que me interessava e foi assim que cheguei a Hughes, um produtor-diretor. É tudo vaidade. O fato é que com isso cheguei a Hughes e me interessei não só pelo aspecto bizarro de sua vida, que não era pequeno, mas por ele estar sempre forçando os limites. Brigou com a censura pelos decotes de suas atrizes e pela violência em "Scarface" e contribuiu para acabar com a autocensura". PAVOR DE AVIÃO - "Você pode
me definir por dois aspectos: 1.
odeio aviões; 2. odeio campo e cidades muito abertas, como Los
Angeles. Nasci, cresci e vivi entre
os prédios e as ruas estreitas de
Nova York. E fui fazer este filme,
que se passa quase todo em Los
Angeles ou no deserto ou no campo. E com muitos vôos [risos]. Estou falando sério, filmar Hughes
jogando golfe foi uma tortura. Os
pássaros pareciam mirar na minha cabeça! Adoraria fazer mais
filmes não-urbanos como esse.
Mas estou ficando velho e tenho
velhos hábitos. Diferentemente
de Hughes, acho que o futuro está
no passado. Devo me concentrar
no que já aconteceu. Os anos 70,
os 60. Talvez os 50, agora estou
gostando desta época. Porque foram meus anos de formação". PERSONAGENS SOLITÁRIOS - "Por que Travis ["Taxi Driver'], Jake LaMota ["Touro Indomável'], Hughes? A resposta mais curta é porque sou muito solitário. Tinha asma quando criança, ficava sempre sozinho. Meus pais eram operários, e os médicos receitavam remédio e ficar quieto no quarto, separado das outras crianças. Acho que eles me levaram tanto ao cinema porque não sabiam o que fazer comigo. Então comecei a desenhar filmes. Eles trabalhavam fora, eu voltava para casa às 15h e, por duas horas, tinha o apartamento todo para mim. Usava aquele tempo para desenhar meus próprios filmes, como se fossem HQ. Depois, os coloria. Sempre quis voltar para aquelas duas horas de solidão criativa. Tanto que trabalho assim até hoje. Sozinho. São seis, sete horas, por três ou quatro dias. Depois, tenho de encontrar as pessoas para discutir custos, redimensionar, pensar em atores. Mas estar sozinho e visualizar como colocar as palavras daquele roteiro em ação são as minha horas mais felizes. E as mais duras". BUNDA DE DICAPRIO - "É dele,
sem dublês. Mas não chega a ser
uma cena erótica. O coitado do
Hughes está no meio de uma crise. DiCaprio foi corajoso; se você
quer ser ator, não pode ter medo". |
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