São Paulo, Quinta-feira, 11 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

A DEFESA DO CASTELO
Bandeirantes, 13h. (Castle Keep). EUA, 1969, 102 min. Direção: Sydney Pollack. Com Burt Lancaster, Peter Falk, Jean-Pierre Aumont. Durante a contra-ofensiva alemã na França, em 1944, na Segunda Guerra Mundial, soldados aliados tomam um castelo cheio de obras de arte e o transformam em cidadela de resistência. Pollack explicou que sua intenção era falar sobre a guerra ser levada por motivos artificiais. Daí o contraponto entre a situação e as obras de arte ameaçadas de destruição. Embora seja da melhor fase do diretor, o filme tem momentos de interesse, mas não se sustenta no conjunto.

O HOMEM-COBRA
SBT, 14h.
(Ssssss). EUA, 1973, 99 min. Direção: Bernard L. Kowalski. Com Strother Martin, Dirk Benedict. Cientista contrata assistente a quem pretende fazer de cobaia de seu novo experimento, que consiste em transformar homens em cobras. No caminho, a filha do cientista se apaixona pela vítima.

ANJO DA GUARDA
Globo, 15h45.
(Guarding Angel). EUA, 1995. Direção: Eric S. Rollman. Desenho animado em que uma jovem aranha é deixada sozinha para se desenvolver, como reza a tradição das aranhas (ao menos, é o que afirma a emissora sobre ela). Quando ocorre um violento ataque de gafanhotos, porém, ela precisará de proteção. Infantil.

VESTÍGIOS DO DIA
Bandeirantes, 21h30.
(The Remains of the Day). Inglaterra, 1993, 133 min. Direção: James Ivory. Com Anthony Hopkins, Emma Thompson, James Fox. Durante anos e anos, mordomo (Hopkins) dedica-se ao patrão. Mas também à criada (Thompson), sem que o amor entre eles se manifeste. A história desse amor travado é narrada com muita sensibilidade.

INTERCINE 1
Globo, 0h30.
"Truque Mortal" (1994, de William Cole, com Lisa Zane, Whip Hubley) e "Código de Honra" (1992, de Robert Mandel, com Brendan Fraser, Matt Damon) concorrem à exibição.

DUPLA PAIXÃO
Bandeirantes, 1h50.
(Love Me Twice). EUA, 1996, 90 min. Direção: Eric Gibson. Com Monique Parent, Robert Davis. Advogado tem a missão de defender uma bela mulher acusada de assassinato. Ele descobre que a moça tem uma irmã gêmea, modelo, com antecedentes não muito recomendáveis. Mas, para elucidar a trama, terá de se envolver nesse universo turvo, que é o dos filmes das sessões de fim de noite na Bandeirantes.

INTERCINE 2
Globo, 2h25.
Para a segunda sessão sugere-se "A Sorte no Lixo" (1990, de Alan Metter, com George Carlin, Ben Stiller) e "Terminal Force - O Desafio" (Israel, 1995, de William Mesa, com Brigitte Nielsen, Richard Moll).

TV PAGA
Com alma de moleque

da Redação

Ao fazer "Beijos Roubados" (no canal Eurochannel, às 15h), François Truffaut já havia deixado de lado a adolescência problemática e o quase marginal que fora (e revelara em "Os Incompreendidos", seu primeiro filme), para construir a imagem respeitosa de "o cineasta francês".
Mas a alma de moleque errante ainda está lá, naquele Antoine Doinel desencontrado na profissão e nos amores, mas sempre vital.
Truffaut faz uma comédia realmente ligeira a partir das aventuras de seu alter-ego.
Isto é, não são tanto os propósitos que são ligeiros, quanto o resultado, de uma leveza e de uma perspicácia dignas de um Lubitsch, cineasta tão amado por Truffaut. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Sensíveis são os que sentem antes
Próximo Texto: Musique életronique
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.