São Paulo, Quinta-feira, 11 de Março de 1999
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Musique életronique


A badalada música francesa de exportação chega aos ouvidos brasileiros com duas grandes atrações: a apresentação do DJ Laurent Garnier, amanhã, em SP, e o lançamento do disco de estréia do Cassius


LEANDRO FORTINO
da Redação

Pela primeira vez desde o cantor Serge Gainsbourg (1928-91) -autor da clássica "Je T'Aime, Moi Non Plus"- a música francesa passa a chamar a atenção do público e da crítica mundiais.
A vinda do DJ e produtor Laurent Garnier a São Paulo e o lançamento do álbum de estréia da dupla Cassius -o aclamado "1999"- no Brasil só confirmam a tendência, completada pela entrada no país do canal pago MCM International -a MTV francesa- para os assinantes da DirectTV.
A cena musical francesa que importa começou no início desta década, quando alguns descolados de Paris passaram a perceber a existência de estilos americanos como o hip hop e o tecno.
Ao descobrir que a colagem de trechos de músicas e batidas de outros artistas dava samba, surgiram grupos e rappers como MC Solaar, Da Funk Mob e DJ Cam.
Ignorados pela indústria fonográfica francesa e emissoras de rádio e TV, eles assumiram a filosofia "faça você mesmo" do punk de seus vizinhos britânicos e criaram em suas casas estúdios toscos e selos independentes e underground como o F Communications e o Yellow Productions.
Fazer música fora dos padrões e das influências regidas pelo pop descartável ficou fácil. Levá-la para os clubes foi uma consequência.
No início dos anos 90, casas noturnas de shows eróticos, como a Pigalle, cederam espaço para noites como a Erotica, regadas a hip hop e acid jazz.
Após a segunda metade dos anos 90, 3.000 pessoas já se reuniam em clubes gays como o Queen, onde acontecia a noite Respect, com misturas de hip hop, break beats e house music.
A noite foi tão importante para a cena musical que já gerou dois volumes da coletânea "Paris Is Sleeping - Respect Is Burning", trazendo faixas hoje conhecidas das pistas, como "Music Sounds Better With You", do Stardust, "(Get Ready) For the Power of Disco", do Dimitri from Paris, e "Neptune", do Motorbass, que viria a se tornar o que hoje é a dupla Cassius.

Daft Punk
Mas a grande revolução musical francesa aconteceu em 1997, quando chegou às lojas "Homework", álbum de estréia da dupla Daft Punk.
Dando nova roupagem à house, eles reformularam o conceito de disco music, trazendo sonoridade punk à sofisticação e pureza de estúdio do estilo que balançou as discotecas no final dos anos 70.
Segundo o DJ paulista Mau Mau, considerado o melhor do país, "a França, em termos de produção musical, não era grande coisa. Mas eles conseguiram criar um estilo novo dentro da house, dando um tratamento próximo da disco, mais refinado".
Para o DJ Pareto, que sempre tocou house em seu set, "a França sempre lançou música sem graça. Mas a house francesa revolucionou a música eletrônica, colocando elementos do hip hop nas suas músicas".
Para acompanhar melhor o que é a música eletrônica francesa, o canal pago MCM International, lançado oficialmente em festa realizada na semana passada, em São Paulo, traz quatro programas voltados para o gênero: "Maxi Dance" (segunda, terça, quinta e sexta, às 12h30, e sábado, às 7h), "MCM Clubbin'" (sexta, às 18h, e sábado, às 17h), "Dance Attitude" (sábado, às 20h30, e domingo, às 17h30) e o programa de duas horas "Techno Files TV" (quinta, às 22h, e sexta, às 21h).


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