São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMIDA

Alex Atala propõe desafio gastronômico

CRISTIANE LEONEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mesmo depois de 13 programas no comando do "Mesa pra Dois", Alex Atala demonstra, na estréia da segunda temporada, que como apresentador ele é um ótimo chef de cozinha.
Sua falta de desenvoltura, no entanto, é compensada pelo seu carisma e pela presença de sua colega de programa e profissão, Flávia Quaresma, que é apresentadora do GNT há mais tempo e, antes de ser chef, já fez teatro.
Não é à toa que ela vai às ruas, e ele fica na cozinha em todos os programas. O diferencial desta vez é que Atala não é o único que cozinha -o cantor Tony Bellotto e o ator Lúcio Mauro Filho são desafiados a preparar um ou mais pratos com ingredientes selecionados por Quaresma e, por último, servi-los para suas respectivas mulheres. Para Atala, o desafio é cozinhar com o que os artistas não usarem da compra.
Quaresma vai ao supermercado, entrega os ingredientes e impõe as regras: "Vale dar apenas um telefonema, usar sal e outros elementos básicos da cozinha e contar com um ajudante".
Logo se vê que Lúcio, ao contrário de Atala, como cozinheiro é um ótimo ator. Ele ri, faz piadas e até finge embebedar Quaresma com vinho, mas, na hora de pegar na faca, esmaga os temperos e ainda põe sal no azeite quente -um pecado gastronômico.
Bellotto leva a brincadeira mais a sério. Com jeito de gourmet, prepara um risoto com camarão com o aval da chef, que quase não interfere em todo o processo.
Ao fim do "jogo", Quaresma opta por anunciar uma espécie de empate, pois "o resultado não é importante, o bom mesmo é se divertir na cozinha". O "Mesa pra Dois" acaba em clima conciliatório, com as mulheres dos convidados sussurrando um "hum" como quem prova uma delícia de Alex Atala, que, afinal, é o verdadeiro vencedor do programa, porque prepara -usando somente as sobras- um belo frango com molho de vinho.


Mesa pra Dois
Quando:
hoje, às 21h, no GNT


Texto Anterior: Produtor sueco toca no D-Edge
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: O grande sinal dos tempos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.