São Paulo, sexta-feira, 11 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Obra é sátira sofisticada e bem-humorada

EM CANNES

Na edição da revista americana "Esquire" que chega às bancas neste mês, há uma ótima reportagem com personagens de desgraças que sobreviveram para contar como foi. Um deles, por exemplo, é um famoso explorador primo do ator Ralph Fiennes que perdeu congelados todos os dedos da mão esquerda.
Outro é um sujeito que viu 30 pessoas morrerem na sua frente quando o avião em que estavam caiu. Na hora H, ele lembra: "Comecei a falar tanto palavrão que parecia estar recitando de cor uma peça de David Mamet".
Os que dividem a mesma referência sobre o dramaturgo de Chicago podem ter uma surpresa ao assistirem a seu mais novo longa, "Deu a Louca nos Astros", que estréia hoje em São Paulo.
É mais o Mamet de "The Winslow Boy" do que o de "Glengarry Glen Ross". É a sua vez de fazer sátira a Hollywood, como já fizeram tantos (Wilder em "O Crepúsculo dos Deuses", Altman em "O Jogador") e tão bem. O resultado é sofisticado e bem-humorado.
A risada começa na tradução brasileira, como sempre. O título original, "State and Main", é uma referência a 90% das cidadezinhas americanas, que contam com duas ruas com este nome, a "Principal" e a "do Estado".
É neste cruzamento que acontece o acidente que conduzirá toda a obra: uma equipe comandada por um diretor inescrupuloso (William H. Macy), expulsa de várias cidades por conta de seu ator principal tarado por ninfetas (Alec Baldwin), vai filmar em Waterford, Estado de Vermont.
Lá, eles têm de bajular o prefeito e sua mulher, controlar a atriz principal (Sarah Jessica Parker, ótima e lindíssima), que não quer tirar a roupa, e, mais complicado, domar o roteirista (Philip Seymour Hoffman, excelente), que resolveu ter escrúpulos e não quer fazer alterações no texto.
Então, uma mulher da cidade (Rebecca Pigeon), responsável pelo grupo de teatro local e pela biblioteca, se envolve com o roteirista. Com conceitos absolutos de moral e duas idéias na cabeça, recoloca sua vida em ordem.
Ter um cotidiano como o dela parecerá a atitude mais radical a ser tomada. Até que aparece uma mala com US$ 1 milhão...
(SÉRGIO DÁVILA)


Deu a Louca nos Astros
State and Main
   
Direção: David Mamet
Produção: França/EUA, 2000
Com: Philip Seymour Hoffman, Sarah Jessica Parker, Alec Baldwin
Quando: a partir de hoje, nos cines Cinearte, Lumière e SP Market




Texto Anterior: "Deu a Louca nos Astros": "Humor de van" inspira filme de Mamet
Próximo Texto: Hoffman estréia no papel principal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.