São Paulo, Sexta-feira, 11 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

9º CINE CEARÁ
Festival exibe longas inéditos e curtas

PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

As areias quentes de Fortaleza sediam, a partir de hoje, a 9º edição do Cine Ceará, que abre com a exibição do filme "Milagre em Juazeiro", longa-metragem de Wolney Oliveira. Foram selecionados 33 produções, dos 171 filmes e vídeos de todo o país inscritos na competição.
As presenças de cineastas como Tata Amaral, Julio Bressane, Paulo Caldas e Aloísio Abranches estão confirmadas para o ciclo de debates que acontecem durante o evento que termina na próxima quinta-feira.
O Cine Ceará promoverá a competição de cinco longas-metragens. Destes, o único brasileiro é "Um Copo de Cólera", adaptação de Aloísio Abranches do romance homônimo do escritor Raduan Nassar.
Este filme, que está em cartaz em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro e tem o casal Alexandre Borges e Julia Lemmertz no elenco, terá de concorrer com produções como "In Principio Erano Le Mutande", da cineasta italiana Anna Negri, e "Hotel Room", dos norte-americanos Cesc Gay e Daniel Gimelberg (leia no quadro ao lado os cinco concorrentes e alguns outros curtas).
Curtas-metragens também estarão na mostra competitiva, com vários destaques de vários estados, como Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
São Paulo não está de fora e concorre, por exemplo, com o já premiado em outros festivais "Amassa Que Elas Gostam", de Fernando Coster. A produção terá de concorrer com nomes como "Quadrilha", de Mariângela Grando, "Era uma Vez...", de Fabíola Ziper e Ricardo Pinto, e "Pórrada", de Edson Maurício Corrêa.
Os vencedores na categoria de melhor filme (para película e vídeo) receberão um prêmio de R$ 3 mil. Os vencedores nas categorias de melhor direção, fotografia, montagem, roteiro, animação, vídeo experimental, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz terão um trófeu como premiação.

História
O festival, que teve sua 1ª edição em 1991 ainda regionalista e com o nome de Vídeo Mostra Fortaleza, cresceu nos últimos oito anos e se tornou internacional. Ainda promoverá, até dia 17 de junho uma mostra paralela a Mostra Internacional de Novos Talentos, em que uma curadoria escolherá, para a exibição, filmes de diretores estreantes (cineastas cuja produção não ultrapasse dois fimes).
O estreante sairá ganhando em relação aos outros concorrentes. O prêmio será de R$ 10 mil para o melhor filme.

Texto Anterior: "Celebrity" estréia em setembro
Próximo Texto: Música - Rap: Pavilhão 9 reage com disco mais pesado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.