São Paulo, Sexta-feira, 11 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERTANEJO
Leonardo, só, mostra novo CD em show

LUÍS PEREZ
da Reportagem Local


De sertanejo, só sobrou o rótulo -e isso não é uma crítica. "Tempo", primeiro CD solo de Leonardo, lançado um ano após a morte de Leandro, traz baladas, incursões pelo country, homenagem ao irmão e a regravação de "120... 150... 200 Km por Hora", seu mergulho numa permanente tendência de "robertocarlização".
A música, sucesso na voz de Roberto Carlos no início dos anos 70, já alcançou os primeiros lugares nas rádios e ganhou um clipe inspirado no filme "Matrix". Ou seja, procura ser uma peça de world music -com direito à dueto com Alan Jackson e gravação em Nashville, EUA, além de uma versão de "Será", de Eros Ramazzotti.
"Tempo" traz um Leonardo aparentemente alçado à força para a maturidade artística -era o irmão extrovertido, com ares de inconsequente. Mas é óbvio que o protagonista de uma carreira de 20 milhões de discos vendidos não é imaturo. Trata-se de um disco triste, de qualidade inquestionável.
É, aliás, o primeiro CD entre os sertanejos-pop a trazer um kit de acesso à Internet.
Outro marco hoje são os dez anos de estouro de "Pense em Mim", maior sucesso de Leandro & Leonardo. E é uma canção que não vai faltar no show que leva o mesmo nome do disco, em cartaz no Olympia, sob a direção de Miguel Falabella.
O cantor mostra outro mérito em seu recomeço: não repete a fórmula vencedora de Daniel, que há quase um ano lançava seu primeiro disco solo, sem o parceiro João Paulo -e que fez mais sucesso do que os anteriores da dupla.
Leonardo arrisca outra linha, ousa mais, demonstra sentimento. Para os fãs que sempre o acompanharam, só está faltando ele se alegrar um pouco mais -e mostrar que deu a volta por cima.
"120... 150... 200 Km por Hora" traz uma regravação de um sucesso de Roberto Carlos, que já é uma das mais executadas do país. Além disso, ela traz declamações, algo inédito para o cantor.
Nem precisa dizer que "Mano" se trata de homenagem a Leandro, bem explícita ("Mano, você é meu sangue, mais que um amigo/Dizia coisas que até hoje eu sigo/E será sempre um pedaço de mim"), que reúne entre os autores os "Amigos" Chitãozinho & Xororó.


Show: Tempo
Artista: Leonardo
Onde: Olympia
Quando: a partir de 10 de junho, às 22h
Quanto: R$ 35 a R$ 70


Texto Anterior: Até os dentes
Próximo Texto: Reggae: Cidade Negra traz duplo para vender
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.