São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição explora as facetas da fotografia

DA REPORTAGEM LOCAL

Oito artistas plásticos apresentam, a partir de hoje, as múltiplas facetas da fotografia na produção contemporânea brasileira. "Fotografias" contempla desde registros documentais, passando por instalações, até o uso de manipulação por computador.
"A mostra apresenta as diversas formas que artistas plásticos lidam hoje em dia com a fotografia como meio ou com seus hibridismos com outros meios, como a pintura, o objeto e a instalação", diz Ricardo Trevisan, galerista da Casa Triângulo, que apresenta a exposição.
A diversidade de recursos utilizados nas obras da mostra aponta para a crescente importância e influência da fotografia nas artes plásticas. Num período no qual imagens saturam o cotidiano, a arte se transforma em espaço de reação.
No total, a exposição apresenta 20 obras inéditas no circuito brasileiro, várias delas já expostas no exterior. É o caso das obras de Sandra Cinto e Rubens Mano expostas, no ano passado, na feira espanhola Arco e adquiridas pelo Centro Galego de Arte Contemporânea.
Como registro documental, Laura Lima expõe imagens feitas em Veneza, daquelas típicas de turistas com pombos na praça San Marco -uma forma irônica de comentário sobre fotos em turismo. Mauro Restiffe usa a foto como registro de intervenções suas em um antigo teatro, e Rubens Mano apresenta um díptico sobre Kombis que são cerradas, sabe-se lá por qual motivo.
Num diálogo com a pintura, Albano Afonso, em série já bastante conhecida, traz agora uma sobreposição de auto-retratos sobre auto-retratos de Van Gogh. Sandra Cinto traz fotografia em instalações, enquanto Márcia Xavier usa fotos de vistas aéreas de São Paulo em objetos, trabalhando com a ilusão ótica.
Finalmente, o computador como instrumento para manipulação de imagens é a técnica utilizada, em formas variadas, por Ricardo Carioba e Mario Ramiro.
(FCY)


FOTOGRAFIAS - mostra com obras de Albano Afonso, Ricardo Carioba, Sandra Cinto, Laura Lima e outros quatro artistas. Quando: abertura hoje, às 20h; de ter. a sáb., das 11h às 19h; Até 27/7. Onde: Casa Triângulo (r. Bento Freitas, 33, região central de São Paulo, tel. 0/ xx/11/3331-5910). Quanto: entrada franca, obras de R$ 3.000 a R$ 30 mil.



Texto Anterior: Artes Plásticas: Mendes transforma galeria em capela
Próximo Texto: Artes Cênicas: Nóbrega refaz trajetória em disco, palco e mostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.