São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personagens são encarnações criativas da HQ

ALEXANDRE MARON
DA SUCURSAL DO RIO

Embora Batman e Super-Homem -super-heróis da editora DC Comics- sejam ícones pop, é a revista dos mutantes X-Men, da Marvel, que lidera as listas de mais lidos nos últimos 20 anos.
Os X-Men têm história rica e personalidades complexas criadas ao longo dos 30 anos da HQ. O diretor Bryan Singer concentrou-se nos protagonistas. Assim, Ciclope (James Marsden), que nos quadrinhos é um órfão preparado para ser o líder dos X-Men, mantém essas características, mas é inexperiente. Tempestade (Hale Berry) controla o clima e, no filme, tem apenas algumas falas. Ela foi uma sacerdotisa de uma tribo africana e sofre de claustrofobia porque a enterraram viva na infância.
A namorada de Ciclope, a telepata e telecineta (que move objetos com a mente) Jean Grey (a ex-bondgirl Famke Janssen), na HQ é mais nova que no filme. Magneto (Ian McKellen) e o Professor X (Patrick Stewart, o capitão Picard de "Jornada nas Estrelas, a Nova Geração"), comparados por Singer a Malcolm X e Martin Luther King, são perfeitos arquétipos. A Magneto é dada a devida ambiguidade.
McKellen ("O Aprendiz") é um judeu que sofreu em um campo de concentração e agora vê a história se repetir em escala global. Está decidido a controlar a situação.
Os outros vilões são encarnações em geral criativas de suas contrapartes nas HQs. A Mística (Rebecca Romijn-Stamos) do filme é mais silenciosa e tão pérfida quanto a dos quadrinhos.
Anna Paquin, ganhadora do Oscar por "O Piano", faz um bom trabalho ao encarnar Vampira e assumir o arquétipo da nova aluna inexperiente, que nos quadrinhos é dado periodicamente a um novo personagem.
O Wolverine de Hugh Jackman ficou para o final porque é a melhor coisa do filme. O ator nem era a primeira opção do diretor, que preferia o vilão de "Missão: Impossível 2", Dougray Scott, mas encarna com perfeição todas as idiossincrasias do personagem (o mais bem desenvolvido do filme) sem cair na canastrice.



Texto Anterior: Impacto de Wolverine já afia sequência de "X-Men'
Próximo Texto: Filme é feito na medida para esses seres mutantes, os adolescentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.